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Título: Educação ambiental nas escolas brasileiras: uma análise cienciométrica a partir da lei n° 9.795/1999
metadata.dc.creator: ROCHA, Eulina Christyane Araújo
Palavras-chave: Educação;Educação ambientl;Cienciometria;Pesquisa Quali-quantitativa.
Data do documento: 17-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ROCHA, Eulina Christyane Araújo. Educação ambiental nas escolas brasileiras: uma análise cienciométrica a partir da lei n° 9.795/1999.2021. Orientadora: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos. 2021. 62 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) – Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/675. Acesso em:
Abstract: The current environmental situation is worrying, not only for lack of sensitivity and environmental awareness of certain people, but also for respect for life. Therefore, environmental education in daily school life plays an important role in changing human behavior, since environmental problems arise due to the way of life that humanity has been adopting, where people's way of survival has caused imbalance to natural resources of planet Earth. And, we know that environmental education needs to be addressed as a cross-cutting theme by teachers at all levels of education, and thus significantly contribute to building awareness of students. The present work entitled: Environmental Education in Brazilian Schools: A Scientometric Analysis from Law No. 9,795/1999, has as main objective to analyze the scientific productions focused on environmental education practices in the Brazilian school environment in the web of science database – collection main, since it is a requirement of article 225, § 1st item VI, of the current Brazilian Magna Carta, and in the form of law 9795/99, which directs the National Policy on Environmental Education. We base the methodology (Approach and Procedure) on scientific production, number of publications per state and year, number of articles per funding agency, articles per journal and the most cited works, through scientometrics by the Capes platform and indexed in the main collection database of the Web of science (WoS), 71 productions focused on the research object were found and sorted. After the analyses, discussion and results, we concluded that, in addition to the scarcity of scientific production focused on environmental education in schools, We noticed the lack of financial incentives from the government, which have been accentuated in the last three years, we understand that the promotion of research is extremely important to build essential values for a healthy quality of life and its sustainability.
Resumo: A atual situação ambiental é preocupante, não só por falta de sensibilidade e consciência ambiental de certas pessoas, mas também por respeito à vida. Diante disso, a educação ambiental no cotidiano escolar desempenha um papel importante na mudança de comportamento do ser humano, uma vez que os problemas ambientais surgem devido ao modo de vida que a humanidade vem adotando, onde a forma de sobrevivência das pessoas tem causado desequilíbrio aos recursos naturais do planeta Terra. E, sabemos que a educação ambiental precisa ser abordada como tema transversal pelos docentes em todos os níveis de ensino, e assim, contribuir significativamente na construção de consciência dos alunos. O presente trabalho intitulado: Educação Ambiental nas escolas brasileiras: uma análise cienciométrica a partir lei n° 9.795/1999, tem como objetivo principal analisar as produções científicas voltada para práticas de educação ambiental no ambiente escolar brasileiro na base de dados web of science – coleção principal, uma vez que é uma exigência do artigo 225, § 1º inciso VI, da atual Carta Magna Brasileira, e na forma da lei 9795/99, que direciona a Política Nacional de Educação Ambiental. Pautamos a metodologia (Abordgem e Procedimento) nas produções científicas, quantidade de publicação por estado e ano, quantidade de artigos por Agência financiadora, artigos por revista e os trabalhos mais citados, através da cienciometria pela plataforma da Capes e indexados na base de dados da coleção principal do Web of science (WoS), foram encontrados e triados 71 produções voltadas para o objeto de pesquisa e após as análises, discussão e os resultados, concluimos que, além da escassez de produção científica voltada para educação ambiental nas escolas, percebemos a falta de incentivo financeiro por parte do poder público e que foram acentuados nos últimos três anos, entendemos que o fomento da pesquisa é importantíssimo para construir valores essenciais à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/675
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (Mestrado)

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