Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/690
Título: Formação básica indígena: o impacto no desempenho acadêmico de estudantes ingressantes pelo processo seletivo especial indígena da Ufopa de 2014 a 2018.
metadata.dc.creator: LIMA, Maria Edinalva Sousa de
Palavras-chave: Ações Afirmativas;Formação Básica Indígena;Ensino superior;Avaliação educacional;Planejamento educacional
Data do documento: 30-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LIMA, Maria Edinalva Sousa de. Formação básica indígena: o impacto no desempenho acadêmico de estudantes ingressantes pelo processo seletivo especial indígena da Ufopa de 2014 a 2018. Orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/690 Acesso em:
Abstract: This dissertation is an approach about the access and permanence of indigenous students in higher education in Brazil, ensured through the Indigenous basic training Project (FBI) established by Resolution number 194/2017 and after that, by the Affirmative Action Policy and Promotion of Ethnic-Racial Equality, based on Resolution number 200/2017, both of them from CONSEPE/Ufopa. This legal framework was the basis for the creation of FBI to indigenous students that entering the institution's undergraduate courses, through the Special Indigenous Selection Process (PSEI), and directed permanence policies in higher education. The general objective is to analyze the contribution of basic Indigenous Education, as an affirmative action policy, in the academic performance of students. The methodological way of research used multi-methods and the descriptive typologies, field and documentary, through a questionnaire conducted by Google forms, and semi-structured interviews guided by a script with open-ended questions. Three groups of students were analyzed: (a) those who didn´t participate to the FBI, in 2014 and 2015 entrants; (b) those who partially participated to the FBI, newcomers in 2016; and (c) those who fully participated to the FBI, entering in 2017 and 2018. Data provided by Ufopa's Information and Communication Technology Center were used, containing information about the performance of indigenous students in the curricular components taken. It was found that the FBI contributes to solidify support networks and promote access to academic life; there is recognition by the FBI coordinators, about the importance of the project in the institution, but it still needs investment, in terms of human material and financial resources, in addition to including the FBI in the Political Pedagogical Project of the courses and creating the specific Institute; Finally, hypothesis tests were performed indicating that there were statistically significant differences between the academic performance of the students among the three analyzed groups, indicating better performance by those who took the FBI in detriment of those who did not attend it or took it partially. The conclusion of this research revealed that the FBI, as a policy of affirmative action at Ufopa, has contributed to the academic success of indigenous students, in addition to ensuring their access and permanency in higher education.
Resumo: Esta dissertação é uma abordagem sobre o acesso e permanência de estudantes indígenas no ensino superior no Brasil, assegurada por meio do Projeto de Formação Básica Indígena (FBI) instituído pela Resolução Nº 194/2017 e posteriormente, pela Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-racial, a partir da Resolução Nº 200/2017, ambas do CONSEPE/Ufopa. Esse marco legal fundamentou a criação da FBI aos estudantes indígenas ingressantes nos cursos de graduação da instituição, por meio do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), e direcionou políticas de permanência no ensino superior. O objetivo geral consiste em analisar a contribuição da Formação Básica Indígena, enquanto política de ação afirmativa, no desempenho acadêmico de estudantes. O percurso metodológico da pesquisa utilizou multimétodos e as tipologias descritiva, de campo e documental, mediante questionário realizado via google forms, e entrevistas semiestruturadas guiadas por roteiro com questões em aberto. Foram analisados três grupos de discentes: (a) aqueles que não participaram da FBI, ingressantes em 2014 e 2015; (b) aqueles que participaram parcialmente da FBI, ingressantes em 2016 e (c) aqueles que participaram integralmente da FBI, ingressantes em 2017 e 2018. Foram utilizados dados fornecidos pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufopa, contendo informações sobre o desempenho dos estudantes indígenas nos componentes curriculares cursados. Constatou-se que a FBI contribui para solidificar redes de apoio e promover acesso à vida acadêmica; há reconhecimento por parte das coordenadoras da FBI, da importância do projeto na instituição, mas que ainda prescinde de investimento, no que refere a recursos humanos, materiais e financeiros, além de incluir a FBI no Projeto Político Pedagógico dos cursos e criar o Instituto específico; finalmente testes de hipóteses foram realizados apontando existirem diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho acadêmico dos estudantes nos três grupos analisados, indicando melhor desempenho daqueles que cursaram a FBI, em detrimento dos que não cursaram, ou cursaram parcialmente. A conclusão desta pesquisa revelou que a FBI, enquanto política de ações afirmativas na Ufopa contribuiu para o sucesso acadêmico dos estudantes indígenas no ensino superior.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/690
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss_FormaçãoBásicaIndígena.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons