Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BRITTO, Luiz Percival Leme-
dc.date.accessioned2022-10-19T21:59:59Z-
dc.date.available2022-10-19T21:59:59Z-
dc.date.issued2017-04-28-
dc.identifier.citationCORRÊA, Martina de Siqueira. Leitura de estudo e conhecimento na formação inicial dos estudantes de pedagogia. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2017. 123 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/693 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/693-
dc.description.abstractThis research work is part of a project called “reading-based study and knowledge in initial pedagogy student education”. The objective of the study is to investigate how reading articu-lates with knowledge and qualification, taking into account study and learning strategies of pedagogy students. For this investigation, we carried out theme-based studies (Theoretical Foundation) which deal with issues that are important support for the development of the pro-ject, such as, knowledge, university education and reading. Our work is based specially on Castello-Pereira (2003), Britto (2004; 2005; 2009), Silva (2010), Britto and Castilho (2009), who developed concepts such as: epistemological attitude: critic or instrumental, reading-based study, objective availability, concept of authorship and collection constitution, besides developing similar studies to ours. The above concepts are very important to perceive the way students study and the motivations that make them have certain behaviors before acquired knowledge. Due to the complexity of the subject, it was necessary to use a set of methods, such as questionnaire application to a broad numbers of students (142) and prospective dia-logue-based interviews with a group of four students. This research investigated students of two universities in Santarém: a public and a private one. The study results provide us with important evidences of the formative process and conceptions of learning and knowledge con-struction of pedagogy students. This research suggests that the students have a tendency to relate knowledge, study and learning to instrumental instruction. The epistemological atti-tudes pedagogy students continue to be that of regarding knowledge as something instrumen-tal, utilitarian that has pragmatics implications on the studying and learning forms.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceArquivo digitalpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectLeitura e estudopt_BR
dc.subjectEstudarpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleLeitura de estudo e conhecimento na formação inicial dos estudantes de pedagogiapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3918877703897876pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/702584542603598pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se desenvolve a partir do projeto “leitura de estudo e conhecimento na formação inicial de alunos de pedagogia”, cujo objetivo é investigar como a leitura se articula com o conhecimento e a formação, considerando as estratégias de estudo e aprendizagem de alunos de pedagogia. Para desenvolver tal investigação, realizamos estudo de temas (suporte teórico) que trabalham questões importantes para o desenvolvimento do projeto, como, por exemplo, conhecimento, formação ensino superior e leitura. Dialogamos, de forma especial, com Cas-tello-Pereira (2003), Britto (2004; 2005; 2009), Silva (2010), Britto e Castilho (2009), que, além de desenvolver estudos semelhantes ao nosso, produziram conceitos como: postura epis-temológica: crítica ou instrumental, leitura de estudo, disponibilidade objetiva e subjetiva, conceito de autoria e constituição de acervo. Esses conceitos são importantíssimos no nosso trabalho, pois ajudam a dimensionar formas de estudar dos alunos e as motivações que os levam a ter determinados comportamentos diante do conhecimento. Devido à complexidade do tema, foi necessário utilizar um conjunto de metodologias, incluindo aplicação de questio-nário para um grupo amplo de estudantes (142 alunos) e entrevistas prospectivas dialogadas com um grupo de quatro estudantes. Esta pesquisa contou com a participação de estudantes de duas universidades: uma pública e outra privada, o que nos fornece indícios importantes sobre os processos formativos e concepções de aprender e de conhecer de estudantes de pedagogia. De forma geral, a pesquisa permite dizer que há uma tendência de se relacionar com o conhe-cimento, estudo e aprendizagem de maneira instrumental. A postura epistemológica dos alu-nos de pedagogia segue sendo aquela em que o conhecimento é tido como algo instrumental, utilitário, o que incide em posturas também pragmáticas da forma de estudar e aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO SUPERIOR::LEITURApt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIASpt_BR
dc.creatorCORRÊA, Martina de Siqueira-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss_LeituradeEstudoeConhecimento.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.