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Título: Um modelo conceitual para trabalhar emoções e aprendizagem utilizando expressões faciais
metadata.dc.creator: PAXIÚBA, Carla Marina Costa
Palavras-chave: Emoções;Aprendizagem;Computação Afetiva
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PAXIÚBA, Carla Marina Costa. Um modelo conceitual para trabalhar emoções e aprendizagem utilizando expressões faciais. Orientador: Celson Pantoja Lima. 2019. 235 f. Tese (Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/71. Acesso em:
Abstract: The traditional dichotomy between reason and emotion in Western society, inherited from Descartes' dualistic view of mind and body, diminished the attention to the role of affectivity in learning and other cognitive activities in the last century. However, the work of psychologists and neurologists has highlighted the important role of motivation and affectivity in cognitive tasks. The field of Artificial Intelligence that works with emotion in computers is called Affective Computing, which studies mechanisms for recognizing human emotions or expressing emotions through machines in the human-computer interaction. This work proposes a learning model based on the student’s emotions bringing them to the center of the learning process, using their emotions, their profile, and learning style. The research was conducted using Design Science methodology for model proposition, construction and validation. Aiming at supporting the use of the model, as a proof of concept, a software tool (named CADAP) was developed in order to use affective computing concepts to perform the computational aid necessary to validate the work developed in this thesis. The model also indicates an evidence-based assessment methodology for developing knowledge, skills and abilities to be used to establish correlations between students' emotions and their learning. The feasibility of adopting the model was verified from a set of experiments, carried out in different professional and higher education institutions (from Latin America and Brazil), which showed that the student's emotions used individually contribute to the learning process and that it is possible to relate the student's performance with their emotional's reactions.
Resumo: A tradicional dicotomia entre razão e emoção existente na sociedade ocidental, herdada da visão dualista de Descartes sobre a mente e corpo, contribuiu para que pouca atenção fosse dada ao papel da afetividade na aprendizagem e em outras atividades cognitivas no século passado. Porém, trabalhos de psicólogos e neurologistas têm destacado o importante papel da motivação e da afetividade em atividades cognitivas. O campo da Inteligência Artificial que pesquisa sobre emoção em computadores é chamado de Computação Afetiva, que estuda mecanismos para reconhecer emoções humanas ou expressar emoções por máquinas na interação homem-computador. Este trabalho propõe um modelo de aprendizagem baseado nas emoções dos alunos e, com isto, o traz para o centro do processo de ensino, utilizando suas emoções, seu perfil e estilo de aprendizagem. A pesquisa foi conduzida utilizando a metodologia Design Science para proposição, construção e validação do modelo. Além disso para apoiar a utilização do modelo, como prova de conceito, foi desenvolvida uma ferramenta de software (denominada CADAP) que utiliza conceitos de computação afetiva para realizar o suporte computacional necessário para utilização da proposta apresentada. O modelo também indica uma metodologia de avaliação de aprendizagem baseada nas evidências de desenvolvimento de conhecimento, competências e habilidades para ser utilizado para estabelecimento de correlações entre as emoções dos alunos e sua aprendizagem. A viabilidade da adoção do modelo foi verificada a partir de um conjunto de experimentos realizados em diferentes instituições de ensino profissionalizante e superior (da América Latina e do Brazil), que apontaram que as emoções dos alunos utilizadas de forma individualizada contribuem para o processo de aprendizagem e que é possível relacionar o desempenho do aluno com suas reações emocionais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/71
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