Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/719
Título: Síndrome de Burnout e perfil nutricional de docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará
metadata.dc.creator: BAIMA, Marcello de Lima
Palavras-chave: Docentes;Estresse Ocupacional;Estado Nutricional;Obesidade
Data do documento: 7-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BAIMA, Marcello de Lima. Síndrome de Burnout e perfil nutricional de docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Waldiney Pires Moraes. 2019. 52 f.: il. Dissertação ((Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Biociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/719
Abstract: The Burnout syndrome is a chronic stress process, initiated with tension and pressure levels at work for prolonged periods. The public higher education teacher is subjected to several stressors that may cause the syndrome, such as: admission through a competition; periodic assessments and the need for training for professional progression; excessive workload; performance in teaching, research and extension; dealing with inexperienced students, just out of a completely different educational structure. Chronic stress causes systemic changes that alter body homeostasis, including the regulation of food intake, which can cause changes in the individual's nutritional status. The study was developed with the objective of identifying and analyzing the Burnout Syndrome; trace the nutritional profile; correlate Burnout Syndrome to the nutritional status of professors at the Federal University ofWestern Pará. In this way, a cross-sectional, non-random study was carried out with professors who joined the institution from its creation until December 2017. For the identification of Burnout Syndrome, the “Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo” was used for teachers, adapted and validated for Portuguese. The instrumental is divided into four dimensions: illusion by work, psychological wear, indolence and guilt, where low scores in illusion by work and/or high scores in psychological wear, indolence and guilt are indicative of Burnout Syndrome. Anthropometric assessment and electrical bioimpedance examination were performed to determine the nutritional status. Body Mass Index, Fat Percentage and Visceral Fat Area were used as parameters. The research project was approved by the Research Ethics Committee of the Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. 44 professors participated in the research, 29 (65.9%) were female and 14 (34.1%) were male, with a mean age of 41.0 (± 8.33). It was found that 33 (75%) teachers had scores indicative of burnout in at least one dimension of the instrument used, with psychological wear being more frequent, 65.9% of the sample. As for nutritional status, 51.4% were obese and overweight in terms of BMI; 77.8% had a body fat percentage above the reference values and 47.2% had a visceral fat area above 100 cm². It was found in the sample the high incidence of Burnout Syndrome among the participants, however classified as low intensity, this result can be explained by the fact that many of them are in their first and still little teaching experience. Regarding the nutritional status, it was observed that more than half of the teachers have inadequacy in terms of BMI and body fat percentage, associated with excess weight and high body fat percentage. There was no statistical correlation between Burnout Syndrome and changes in nutritional status.
Resumo: A síndrome de Burnout é um processo de estresse crônico, iniciado com níveis de tensão e pressão no trabalho por períodos prolongados. O docente do ensino superior público é submetido a diversos estressores que podem vir a causar a síndrome, como: o ingresso através de concurso; as avaliações periódicas e necessidade de capacitações para progressões profissionais; carga horária excessiva; atuação no ensino, pesquisa e extensão; lidar com alunos inexperientes, recém-saídos de estrutura educacional completamente diferente. O estresse crônico provoca alterações sistêmicas que alteram a homeostase corporal, entre elas a regulação da ingestão alimentar, que pode ocasionar alterações no estado nutricional do indivíduo. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar a Síndrome de Burnout; traçar o perfil nutricional; correlacionar Síndrome de Burnout a o estado nutricional dos docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará. Dessa forma, foi realizado estudo transversal, não aleatório, com docentes que ingressaram na instituição desde a criação até dezembro de 2017. Para a identificação da Síndrome de Burnout foi utilizado o “Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo”, para docentes, adaptado e validado para o português. O instrumental é dividido em quatro dimensões: ilusão pelo trabalho, desgaste psíquico, indolência e culpa, onde baixa pontuação em ilusão pelo trabalho e/ou altas pontuações em desgaste psíquico, indolência e culpa são indicativos de Síndrome de Burnout. Para a determinação do estado nutricional foi realizada avaliação antropométrica e exame de bioimpedância elétrica, foram utilizados como parâmetros o Índice de Massa Corporal, Percentual de Gordura e Área de Gordura Visceral. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Participaram da pesquisa 44 docentes, sendo 29 (65,9%) do sexo feminino e 14 (34,1%) do masculino, com média de idade 41,0 (± 8,33). Verificou-se que 33 (75%) docentes apresentaram pontuações indicativas de burnout em ao menos uma dimensão do instrumento utilizado, sendo o desgaste psíquico em maior frequência, 65,9% da amostra. Quanto ao estado nutricional, verificou-se 51,4% apresentaram obesidade e sobrepeso quanto ao IMC; 77,8% tinham percentual de gordura corporal acima dos valores de referência e 47,2% tinham área de gordura visceral acima de 100 cm². Verificou-se na amostra a alta ocorrência de Síndrome de Burnout entre os participantes, porém classificada como de baixa intensidade, esse resultado pode ser explicado pelo fato que muitos deles encontram-se em sua primeira e ainda pouca experiência docente. Em relação ao estado nutricional, observou-se que mais da metade dos docentes apresentam inadequação quanto ao IMC e percentual de gordura corporal, associados ao excesso de peso e percentual de gordura corporal elevado. Não houve correlação estatística entre Síndrome de Burnout e alteração de estado nutricional.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/719
Aparece nas coleções:Dissertações em Biociências (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SíndromeDeBurnoutePerfil.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.