Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/720
Título: Avaliação dos Sintomas Neurológicos em cães acometidos pelo vírus da cinomose tratados com Extrato Metanóico do Noni (Morinda citrifolia Linn)
metadata.dc.creator: SILVA, Marlen do Carmo
Palavras-chave: Morinda citrifolia;Atividade antiviral;Cinomose
Data do documento: 8-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Marlen do Carmo. Avaliação dos Sintomas Neurológicos em cães acometidos pelo vírus da cinomose tratados com Extrato Metanóico do Noni (Morinda citrifolia Linn). Orientadora:Kelly Christina Ferreira Castro; Co-orientadora: Alanna do Socorro Lima da Silva. 2022. 61 f.: il. Dissertação ((Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Biociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/720
Resumo: Das enfermidades infecciosas com sinais neurológicos mais comuns em cães, a cinomose canina é sem dúvida a mais rotineiramente observada na clínica médica de pequenos animais, a cinomose canina é causada por um Morbilivirus da família Paramixoviridae, apresenta alta morbidade e mortalidade, em que, na maioria dos casos é estabelecido apenas um suporte sintomático para o animal, visto não haver tratamento específico para a doença. Várias pesquisas relatam as atividades antiviral, imunomodulador, antiinflamatóra, antioxidante e neuroprotetora do noni (Morinda citrifolia). O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do tratamento com extrato metanólico seco de frutos de noni em cães com sintomatologia neurológica acometidos pelo vírus da cinomose. 17 cães foram assim divididos: G1 (grupo controle, utilizando tratamento alopático - 9 animais), G2 (tratados com 1000mg do extrato - 8 animais). Os frutos foram colhidos de pomares de comunitários do município de Belterra, Estado do Pará. O perfil cromatográfico preliminar do extrato por realizado por cromatografia em camada delgada (CCD) que revelou a presença de taninos condensados, terpenos, flavonóides e cumarina comparados com as colorações dos padrões de referência. Os resultados de toxicidade aguda do extrato, em camundongos não revelaram sinais de intoxicação, assim como não houve alteração significativa nos testes bioquímicos de uréia e creatinina dos cães tratados, tendo como base as referências dos marcadores de Aspartato Amino Transferase (AST) e Alanina Amino Transferase (ALT), sugerindo que o extrato não possui efeitos nefro ou hepatotóxicos. Ao final do experimento, dois animais do G1 sobreviveram, enquanto que no G2 houveram 6 sobreviventes. A utilização dos cães do presente estudo foi aprovada pelo comitê de ética sob o número 1120180047/2019. A administração oral do extrato metanólico do noni na dose de 1000mg/animal se mostrou eficiente, comparado ao tratamento alopático na remissão dos sinais neurológicos causados pela cinomose se comparado ao grupo controle.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/720
Aparece nas coleções:Dissertações em Biociências (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AvaliacaoDosSintomasNeurológicos.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.