Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1COSTA, Sinara Almeida da-
dc.date.accessioned2023-01-16T18:23:51Z-
dc.date.available2023-01-16T18:23:51Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Célia Maria Guimarães. Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA . Orientador: Sinara Almeida da Costa. 2021. 67f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730-
dc.description.abstractThe importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at child learning and development, is presented as the central theme of this work. In planning, basic factors must be intentionally included, such as: where you want to go and the most favorable strategies to achieve what you want. The study is based on characteristics of the historicalcultural theory, having as one of the assumptions the constitution and development of man from the relationship he establishes with the other, showing the fundamental role that the school plays when it proposes, plans, implements actions and activities seeking the full development of children. This research aimed to understand the planning of educational actions developed by a teacher of a kindergarten class in the city of Santarém-PA. The study was based on the ideas of Vygotsky (1996), Leontiev (1978), Menegolla and Sant'Anna (2003), Ostetto (2000), among others. This study was carried out through bibliographic research and field research through observation and interview. As a result, it was found that planning in early childhood education is challenging and has generated hesitation on the part of educators today. It was observed that planning is essential in any situation, whether daily or life, especially in education and especially in early childhood education, given the relevance that activities in this context have for the integral development of the child, especially when activities aimed at education are intentionally planned, executed, evaluated, and re-planned by the teacher in order to enable the child's learning and development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Apoio e Pesquisa em Ensino Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.subjectPlanejamento Escolarpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico Culturalpt_BR
dc.titlentos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PApt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1936573198718758pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985156340614183pt_BR
dc.description.resumoA importância do planejamento das ações pedagógicas na educação infantil, visando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, é apresentado como temática central deste trabalho. No planejamento há de constar intencionalmente fatores básicos, como: onde se pretende chegar e as estratégias mais favoráveis para alcançar o que se deseja. O estudo baseiase em características da teoria histórico-cultural, tendo como um dos pressupostos a constituição e desenvolvimento do homem a partir da relação que estabelece com o outro, evidenciando o papel fundamental que a escola exerce quando propõe, planeja, implementa ações e atividades buscando o pleno desenvolvimento infantil. Esta pesquisa objetivou compreender o planejamento das ações educativas desenvolvidas por uma professora de uma turma de educação infantil no município de Santarém-PA. O estudo fundamentou-se nas ideias de Vigotski (1996), Leontiev (1978), Menegolla e Sant’Anna (2003), Ostetto (2000), dentre outros. A concretização deste estudo ocorreu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de observação e entrevista. Como resultado, constatou-se que planejar na educação infantil é desafiador e tem gerado hesitação por parte de educadores na atualidade. Observou-se que o planejamento é essencial em qualquer situação, seja do cotidiano, da vida, sobretudo na educação e especialmente à da educação infantil, dada a relevância que as atividades nesse contexto têm para com o desenvolvimento integral da criança, sobretudo quando as atividades voltadas para a educação são intencionalmente planejadas, executadas, avaliadas e replanejadas pelo professor com a finalidade de possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Biociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaConhecimento e Formação na Educação Escolarpt_BR
dc.creatorSANTOS, Célia Maria Guimarães-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PlanejamentoNaEducaçãoInfantil.pdf703,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.