Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LELLIS, Irani Lauer-
dc.date.accessioned2023-01-18T22:31:23Z-
dc.date.available2023-01-18T22:31:23Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.citationBARILLAS, Maria Daniela Guzman. Habilidades sociais: o que pensam os professores de alunos com deficiência no ensino regular. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/741pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/741-
dc.description.abstractThis research, entitled “Social Skills: What do teachers of students with disabilities think in regular education”, was developed in a Municipal Elementary School in the municipality of Santarém-PA, seven teachers who have students with disabilities included. The objective was to understand the cognitions of elementary school teachers who work in regular classes with students with disabilities on social skills. Specifically, it aimed to: I - Characterize the sociodemographic data of teachers; II - Identify the social skills that teachers consider important to be developed in students with disabilities; III - Understand teaching cognitions about the teacher's role in the development of social skills of students with disabilities. The research is characterized as qualitative, field, exploratory and descriptive. The instruments for data collection used were: sociodemographic questionnaire and semi-structured interview. The data were analyzed using descriptive and technical statistics from the Collective Subject Discourse (CSD) respectively. The results showed that teachers have common sense knowledge about Social Skills, assigning a concept sometimes outside theoretical knowledge, showing that there are many challenges for acting within the school, especially with regard to the development of social skills. On the other hand, participants understand that such skills are important and contribute to the development of children, which can provide better learning, emphasize the relationship between family, colleagues and school for a better performance of the HS of students with and without disabilities , there is a need for training social skills for these teachers as they show interest in participating in a continuing education course aimed at developing social skills within the school context, with an emphasis on students with disabilities, as they believe that this audience can develop better with learning such social skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCognição docentept_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleHabilidades sociais: o que pensam os professores de alunos com deficiência no ensino regularpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482870867075821pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2462645245512293pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5688-9887pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada “Habilidades Sociais: o que pensam os professores de alunos com deficiência no ensino regular”, foi desenvolvida em uma escola municipal de ensino fundamental do município de Santarém - PA, participaram da pesquisa sete professores que possuem alunos com deficiência inclusos. O objetivo foi compreender as cognições dos professores do ensino fundamental que atuam em aulas regulares com alunos com deficiência sobre as habilidades sociais. De forma específica, objetivou-se: I – caracterizar os dados sociodemográficos dos professores; II - identificar as habilidades sociais que os docentes consideram importantes para serem desenvolvidas nos alunos com deficiência; III compreender as cognições docentes sobre o papel do professor no desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos com deficiência. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de campo, exploratória e descritiva. Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram: questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e técnica do discurso do sujeito coletivo (DSC) respectivamente. Os resultados apontaram que os professores possuem conhecimento do senso comum sobre as habilidades sociais, atribuindo conceito por vezes fora do conhecimento teórico, mostrando que existem muitos desafios para a atuação dentro da escola, principalmente com relação ao desenvolvimento das habilidades sociais. Por outro lado, os participantes compreendem que tais habilidades são importantes, por contribuírem para o desenvolvimento das crianças e proporcionarem um aprendizado melhor, e fazem ênfase à relação entre a família, colegas e escola para um melhor desempenho das HS dos alunos com e sem deficiências, além disso, observou-se que existe a necessidade de treinamento sobre as habilidades sociais para estes professores, pois eles mostram interesse em participar de curso de formação continuada voltado para o desenvolvimento das habilidades sociais dentro do contexto escolar, com ênfase nos alunos com deficiência, pois acreditam que esse público pode se desenvolver melhor com a aprendizagem das habilidades sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaFormação humana em contextos formais e não formais na Amazôniapt_BR
dc.creatorBARILLAS, Maria Daniela Guzman-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_HabilidadesSociaisOQuePensam.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.