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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1FANCA, Luiz Fernando de-
dc.date.accessioned2023-01-24T21:06:31Z-
dc.date.available2023-01-24T21:06:31Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.citationANDRADE, Marlisson Sousa de. Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental . Orientador: Luiz Fernando de Fanca. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/756pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/756-
dc.description.abstractThis research, entitled “Portuguese Language Textbook and Law 10.639/2003: (ex) inclusion of the black theme in the material of the 6th year of Elementary School” – aims to investigate the implementation of Law 10.639/2003 in two textbooks of Portuguese Language for the 6th year of Elementary School distributed by the National Textbook Program (PNLD): To live together – Portuguese, by Ana Elisa de Arruda Penteado (2015) and Tecendo Linguagens, by Tania Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo (2018 ). Based on authors who discuss racial issues in Brazilian education, such as Gomes (2005), Silva (2005; 2011), Munanga (2005), Amador de Deus (2008), Ribeiro (2013), among others, as well as in the anti-racist educational legislation, this is a bibliographical research that is centered on verifying whether, seventeen years after the institution of the law, the textbook has included or silenced the black theme in school. As this material is widely circulated both inside and outside the school space, books play a leading role in the formation of the individual and can serve as political instruments for the dissemination and/or deconstruction of stereotypes and racist discourses. In this sense, to assess the presence or absence of blacks in the materials, our analysis is directed towards two main aspects that structure the Portuguese language textbook: the texts, proposed activities and the authors. In addition to the work of analyzing the chosen material, it is also intended to present as a proposal for pedagogical intervention, from the books analyzed, a set of didactic strategies that favor Portuguese language teaching with a focus on promoting racial equality in the classroom and advance in the process of critical inclusion of the black theme in school.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectlíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjecttemática negrapt_BR
dc.titleLivro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7426313673822569pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada “Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental” – tem por objetivo de investigar a implementação da Lei 10.639/2003 em dois livros didáticos de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): Para viver juntos – português, de Ana Elisa de Arruda Penteado (2015) e Tecendo Linguagens, de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo (2018). Com base em autores(as) que discutem a temática racial na educação brasileira, tais como Gomes (2005), Silva (2005; 2011), Munanga (2005), Amador de Deus (2008), Ribeiro (2013), dentre outros, bem como na legislação educacional antirracista, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que está centrada em verificar se, passados dezessete anos da instituição da Lei, o livro didático tem incluído ou silenciado a temática negra na escola. Por se tratar de um material de grande circulação dentro e fora do espaço escolar, os livros têm um protagonismo na formação do indivíduo e podem servir como instrumentos políticos de difusão e/ou de desconstrução de estereótipos e de discursos racistas. Nesse sentido, para avaliar a presença ou a ausência negra nos materiais, nossa análise está direcionada para dois aspectos principais que estruturam o livro didático de língua portuguesa: os textos, atividades propostas e os (as) autores (as). Além do trabalho de análise do material escolhido, busca-se também apresentar como proposta de intervenção pedagógica, a partir dos próprios livros analisados, um conjunto de estratégias didáticas que privilegie um ensino de língua portuguesa com foco na promoção da igualdade racial em sala de aula e avance no processo de inclusão crítica da temática negra na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLinguagens, Literatura e Educaçãopt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLinguagens e Letramentospt_BR
dc.creatorANDRADE, Marlisson Sousa de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

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