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dc.contributor.advisor1MOURA, Heliud Luis Maia-
dc.date.accessioned2023-01-24T22:18:40Z-
dc.date.available2023-01-24T22:18:40Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationALMEIDA, Paula Andréa Grandal de. Atividades didáticas integradas: proposição de aprendizagens com gêneros discursivos em tempos de pandemia. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2021. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/757pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/757-
dc.description.abstractThis work was born from the reflections fostered in the classes of the Professional Master's Degree Program in Letters – PROFLETRAS, and from everyday experiences with the teaching of the mother tongue. Its objective is to propose a pedagogical practice for elementary school students, based on activities that integrate orality, reading, writing and linguistic reflection, based on the study of discursive genres, in favor of the development of reading and production skills and, consequently, the expansion of possibilities for individuals' participation in the different social fields in which they operate. This pedagogical proposal was designed because the current teaching model still prioritizes, in Portuguese classes, the contents of normative grammar, using the text only as an anchor for the study of formal contents, denying the protagonism of social contexts and situations communication realities present in the discursive genres. As a theoretical basis for this work, scholars of the language Bakhtin (1997, 2011, 2013, 2016), Kleiman (2007, 2008, 2010, 2016), Rojo (2012, 2013), Antunes (2010,2013,2017) stand out. Marcuschi (2005) and Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2017d, 2019) who, following Bakhtin's line of research, developed the study of ADIs (Integrated Teaching Activities) of Orality, Reading, Writing and Linguistic Reflection). The research we propose also considered a new element in the current scenario of Brazilian education, the COVID-19 pandemic, which constitutes a challenge for teaching-learning by demanding behaviors and educational tools different from those commonly adopted by schools. The applicability of the project proved to be fruitful for the teaching-learning of the mother tongue, through discursive genres, as it contributed to the construction of knowledge based on the relationship between orality, reading, writing and linguistic reflection, in communicative situations of real uses of the language.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectAtividades Didáticas Integradaspt_BR
dc.titleAtividades didáticas integradas: proposição de aprendizagens com gêneros discursivos em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3533256621718952pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho nasceu das reflexões fomentadas nas aulas do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, e das experiências cotidianas com o ensino de língua materna. Seu objetivo é propor uma prática pedagógica aos alunos do Ensino Fundamental, pautada em atividades que integrem oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, com base no estudo de gêneros discursivos, em favor do desenvolvimento da capacidade de leitura, de produção e, por conseguinte, da ampliação das possiblidades de participação dos indivíduos, nos diferentes campos sociais em que atuam. Esta proposta pedagógica foi pensada, em virtude de o modelo de ensino atual ainda priorizar, nas aulas de Português, os conteúdos da gramática normativa, usando o texto apenas como âncora para o estudo dos conteúdos formais, negando o protagonismo dos contextos sociais e as situações reais de comunicação presentes nos gêneros discursivos. Como base teórica deste trabalho destacam-se os estudiosos da linguagem Bakhtin (1997, 2011, 2013, 2016), Kleiman (2007, 2008, 2010, 2016), Rojo (2012, 2013), Antunes (2010,2013,2017), Marcuschi (2005) e Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2017d, 2019) que, seguindo a linha de pesquisa de Bakhtin, desenvolveu o estudo das ADIs (Atividades Didáticas Integradas) de Oralidade, Leitura, Escrita e Reflexão Linguística). A pesquisa a que nos propomos considerou também um elemento novo, no cenário atual da educação brasileira, a pandemia da COVID-19, que se constitui um desafio para o ensino-aprendizagem ao demandar comportamentos e ferramentas educacionais diferentes das, comumente, adotadas pelas escolas. A aplicabilidade do projeto mostrou-se profícua ao ensinoaprendizagem de língua materna, por meio de gêneros discursivos, na medida em que contribuiu para a construção de saberes pautados na relação entre a oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, nas situações comunicativas de usos reais da língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLinguagens e Letramentospt_BR
dc.creatorALMEIDA, Paula Andréa Grandal de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

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