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dc.contributor.advisor1PAIVA, Roberto do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-01-25T18:39:42Z-
dc.date.available2023-01-25T18:39:42Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Verônica da Silva. Narrativas orais populares: uma proposta metodológica para a inserção da oralidade no ensino de língua portuguesa. Orientador: Roberto do Nascimento Paiva.2022. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/759pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/759-
dc.description.abstractThis work aims to suggest a teaching strategy for the oral modality, with the use of oral narratives, to promote Portuguese language teaching that favors the development of linguisticdiscursive skills of students in the 7th year of elementary school, in a school from the state education network, in the municipality of Parintins – AM. This proposal emerged from the need to seek alternatives with language teaching practices that promote the appreciation of orality in the school context, starting from the appreciation of popular knowledge for the development of students' communicative skills. Based on a study based on theoretical concepts about orality and oral traditions in the teaching-learning process, analyzes were carried out on a diagnostic questionnaire applied to the teachers participating in the research, which sought to investigate orality teaching strategies in Portuguese language classes, whose result contributed to the development of the intervention proposal. The methodology adopted in this work consists of the presentation of a didactic sequence, as a suggestion to work the oral modality in 7th grade elementary school classes. The main scholars used to reference this study are: Marcuschi (2003 – 2010); Carvalho and Ferrarezi Jr. (2018), Castilho (2000), Leal, Brandão and Lima (2012), among others. The main results of the research intended to present a proposal of didactic action for the oral modality, in order to contribute to the development of linguistic-discursive skills of students in the 7th year of elementary school.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectNarrativas oraispt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleNarrativas orais populares: uma proposta metodológica para a inserção da oralidade no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8407599730268736pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo sugerir uma estratégia de ensino da modalidade oral, com a utilização das narrativas orais, para promover um ensino de Língua Portuguesa que favoreça o desenvolvimento das habilidades linguístico-discursivas dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino, do município de Parintins –AM. Essa proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas com práticas de ensino da língua que promovam a valorização da oralidade no contexto escolar, partindo da valorização do saber popular para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos estudantes. A partir de um estudo ancorado em concepções teóricas acerca da oralidade e das tradições orais no processo de ensino-aprendizagem, foram realizadas análises de um questionário diagnóstico aplicado às docentes participantes da pesquisa, que buscou investigar as estratégias de ensino de oralidade nas aulas de Língua Portuguesa, cujo resultado contribuiu para o desenvolvimento da proposta de intervenção. A metodologia adotada neste trabalho consistiu na apresentação de uma sequência didática, como sugestão para trabalhar a modalidade oral em turmas de 7º ano do ensino fundamental. Os principais estudiosos utilizados para referenciar este estudo são: Marcuschi (2003 – 2010); Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Castilho (2000), Leal, Brandão e Lima (2012), dentre outros. Os principais resultados da pesquisa intencionaram apresentar uma proposta de ação didática para a modalidade oral, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguístico-discursivas dos estudantes do 7° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Verônica da Silva-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
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