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Título: Santa missões: o ritual de encomendação das almas em Oriximiná, Pará
metadata.dc.creator: WAIMER, Mateus
Palavras-chave: Encomendação das Almas;Ritual;Performance;Ritos fúnebres
Data do documento: 14-Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: WAIMER, Mateus. Santa missões: o ritual de encomendação das almas em Oriximiná, Pará. Orientadora: Luciana Gonçalves de Carvalho; Coorientador: Florêncio Vaz de Almeida. 2021. 119f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/799
Abstract: The Commendation of Souls is a widespread tradition in several parts of Brazil under different names and practices. Generally held during Holy Week or throughout Lent, it assembles ritual practices of prayer, chanting of mournful songs and prayers, which aim to intercede for souls. In the Amazon, it appears as a probable result of the incorporation of indigenous, African and European beliefs, in the form of expressions of worship to the souls and memory of the dead, aiming at their encouragement or salvation. In Oriximiná, in northwestern Pará, nine groups composed of specialists in ordering souls work in the urban and rural areas of the municipality. Among them, the Santas Missões group was defined as an empirical object of this ethnography. Accompanying it at different times and contexts - before, during and after the rites themselves -, interacting and dialoguing with their members - including in the context of interviews - we asked how they understood death and dealt with the dead through ritual and/or in everyday life. We hypothesized that, basically, the ritual set performs functions with two distinct classes of beings: the souls (of the dead) and the living. These, on the other hand, are divided into two groups: those who request/receive the ritual and the commissioners themselves, who perform it. In native discourses, the religious categories of heaven, hell and purgatory are recurrent, justifying the commendation of souls and articulating symbols and notions of sacredness, in order to affect the state of souls. In ritualistic acts that bring prayers and believers together, the dead are thought of as endowed with intention, feelings, wills; they can act on the living world through apparitions (visages), providing blessings and protections, and even applying punishments to the deserving ones. In the biographical accounts of the commissioners, beliefs and knowledge emerge in a way that leads us to see the dead as alive and in constant interaction with this world, where natives conceive and operate their own cosmology that characterizes the local ritual practice. In short, the research documents the practice of the Commendation of Souls, which is based on traditional knowledge about the world of the dead, but produces effects in the world of the living, revealing ways of being, existing and thinking about the phenomenon of life.
Resumo: A Encomendação das Almas é uma tradição difundida em várias partes do Brasil, sob diferentes denominações e manifestações. Realizada, em geral, na Semana Santa ou durante toda a quaresma, congrega práticas rituais de rogo, entoação de ladainhas, cânticos lamentosos e rezas que visam a interceder pelas almas. Na Amazônia, apresenta-se como provável resultado de incorporações de crenças indígenas, africanas e europeias, na forma de expressões de culto às almas e à memória dos mortos, visando ao seu alento ou salvação. Em Oriximiná, no noroeste do Pará, nove grupos compostos por especialistas em encomendar almas atuam nas zonas urbana e rural do município. Entre eles, o grupo Santas Missões foi delimitado como objeto empírico desta etnografia. Acompanhando-o em diferentes momentos e contextos - antes, durante e depois dos ritos propriamente ditos -, interagindo e dialogando com seus membros inclusive no âmbito de entrevistas - indagamos como eles compreendem a morte e lidam com os mortos por meio do ritual e/ou na vida cotidiana. Levantamos a hipótese de que, basicamente, o conjunto ritual cumpre funções junto a duas classes de seres distintas: as almas (dos mortos) e os vivos. Estes, por sua vez, dividem-se em dois grupos: os que solicitam/recebem o ritual e os próprios encomendadores, que o executam. Nos discursos nativos, são recorrentes as categorias religiosas de céu, inferno e purgatório a justificar a encomendação das almas e a articular símbolos e noções do sagrado, de forma a operar efeitos sobre o estado das almas. Nos atos ritualísticos que aproximam rezadores e fiéis, os mortos são pensados como dotados de intenção, sentimentos, vontades; podem agir sobre o mundo dos vivos através de aparições (visagens), provendo bençãos e proteções, e ainda aplicando punições aos merecedores. Nos relatos biográficos dos encomendadores, emergem as crenças e os conhecimentos que nos levam a ver os mortos como vivos e em constante interação com este mundo, onde os nativos concebem e operam uma cosmologia própria que identifica a prática ritual local. Em suma, a pesquisa documenta a prática da Encomendação das Almas que se baseia em saberes tradicionais sobre o mundo dos mortos, mas produz efeitos no mundo dos vivos, revelando modos de ser, existir e pensar o fenômeno da vida.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/799
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