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Título: Gestão e ordenamento: a execução dos investimento do PAC nos Rios Madeira e Tapajós
metadata.dc.creator: RAMALHO, Regiane Leite Corrêa
Palavras-chave: Infraestrutura;Hidrovia;Políticas públicas;PAC
Data do documento: 16-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: RAMALHO, Regiane Leite Corrêa. Gestão e ordenamento: a execução dos investimento do PAC nos Rios Madeira e Tapajós. Orientadora: Ednea Nascimento de Carvalho. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/802
Abstract: The large enterprises in the Amazônia that commonly originate from development plans created by public agents, are often central points of great discussions, as they arouse interest in various segments of society. Looking at past events and even the execution of large current projects, he realizes that the most relevant projects for the region, benefit capital holders more than the local population itself. This research has as main objective to analyze the environmental and socioeconomic effects of the waterway transport works implemented by PAC in the Amazon, for this it sought to identify how the territorial planning is projected in the PAC waterway investment plans, to understand the public policies arising from the carrying out the PAC works in the region and assessing how these investments impacted and will impact on the region's environmental and socioeconomic development. The area covered by the survey is located mainly on the Madeira River and Tapajós-Teles Pires. Using the technique of content analysis, with qualitative and quantitative characteristics, in order to describe the policies proposed by the PAC and demonstrate the relationship between the Amazon and the river and how the introduction of new tactics in the environment affects the territory and finally demonstrated a analysis of simple linear correlation of the investments made by the PAC in waterways with the tons of products drained by the Amazonian waterways, in a descriptive and comparative way of the secondary data extracted mainly from public documents of the federal government. Among the main results found, 62 municipalities in the Legal Amazon would be affected by the construction works of waterway terminals or by the widening of the navigability of the Amazônas River, Madeira, Tocantins and Tapajós corridors. Also perceiving a moderate relationship between PAC investments in waterways and the flow of production on inland waterways.
Resumo: Os grandes empreendimentos na Amazônia que comumente originam-se a partir de planos desenvolvimentistas criados por agentes públicos, frequentemente são pontos centrais de grandes discussões, por despertar interesse em vários segmentos da sociedade. Observando os eventos passados e até a execução de grandes projetos atuais, percebe que os projetos mais relevantes para a região, beneficiam mais os detentores de capital do que a própria população local. Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os efeitos ambientais e socioeconômicos das obras de transporte hidroviário implementadas pelo PAC na Amazônia, para isso buscou identificar de que maneira se projeta o ordenamento territorial nos planos de investimentos em hidrovias do PAC, compreender as políticas públicas advindas da realização das obras do PAC na região e avaliar de que forma esses investimentos impactaram e impactarão no desenvolvimento ambiental e socioeconômico da região. A área abrangida pela pesquisa situa-se principalmente no Rio Madeira e Tapajós-Teles Pires. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, com características qualitativa e quantitativa, com a finalidade de descrever as políticas proposta pelo PAC e demonstrar as relações do amazônida com o rio e como a introdução de novas táticas no ambiente afetam o território e por fim demonstrou uma análise de correlação linear simples dos investimentos executados do PAC em hidrovias com as toneladas de produtos escoados pelas vias navegáveis da Amazônia, de forma descritiva e comparativa dos dados secundários extraídos principalmente de documentos públicos do governo federal. Dentre os principais resultados encontrados tem-se que 62 municípios na Amazônia Legal seriam afetados pelas obras de construção de terminais hidroviários ou pela ampliação da navegabilidade dos corredores do rio Amazonas, Madeira, Tocantins e Tapajós. Percebendo, ainda, uma moderada relação dos investimentos do PAC em hidrovias com o escoamento da produção nas vias de navegação por interior.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/802
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