Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MEIRA FILHO, Damião Pedro-
dc.date.accessioned2023-02-09T20:21:29Z-
dc.date.available2023-02-09T20:21:29Z-
dc.date.issued2020-02-01-
dc.identifier.citationMARINOS, Nicolas Apostolos. A Teoria da relatividade restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Damião Pedro Meira Filho. 2020. 67 fls.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/810pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/810-
dc.description.abstractThis paper, “Einstein’s Restricted Relativity Theory In The First Year Of High School: Using The Playfulness In The Learning Teaching Process”, presents an educational proposal to explain Einstein’s constrained theory of relativity through a playful activity (board game, video and comic book) for the first year of high school. This proposal fulfills what the National Master’s Program in Physics Teaching (MNPEF) aims to be the main emphasis on content aspects in the area of physics, for its application in the classroom, which brings as its general objective a proposal of how to work on Albert Einstein’s theory of constrained relativity using a board game, included in the mechanics program in the topic of Modern Physics, in the first year of high school, in which it Will be placed in association with the student’s prior knowledge. To carry out the study, a vast bibliographic research was done in order to better know the subject and, clearly, to pass on to the students using various resources such as slide and film. Then a practical class was played through the board game: two classes were chosen for the execution of the class, in the first one the traditional methodology was applied and in the second one was through the board game, to test if through the game aroused a bigger students’ interest in the subject, and the result was noticeable, as students were able to use what was learned outside of school, as well as what was seen in the classroom with videos and reading of comic books and the proposed activities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTeoria da Relatividade Restritapt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectProcesso de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleA Teoria da relatividade restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2190253613894283pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2267580178817640pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0421-1094pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, intitulado “A Teoria da Relatividade Restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem”, apresenta uma proposta educacional para explicar a Teoria Restrita da Relatividade de Albert Einstein através de atividades lúdicas (jogo de tabuleiro, vídeo e história em quadrinho — HQ) para turmas do 1º ano do ensino médio. Esta proposta vem cumprir aquilo que o Programa Nacional de Mestrado no Ensino de Física (MNPEF) objetiva, que é a ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física para sua aplicação em sala de aula. Traz como objetivo geral uma proposta de como trabalhar a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein, utilizando para isso um jogo de tabuleiro, incluído no programa de Mecânica no tópico de Física, no primeiro ano do ensino médio, sendo tratado em associação com o conhecimento prévio do aluno. Para concretizar o estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica e foi notório o resultado, pois os alunos puderam utilizar o que foi aprendido fora da escola, bem como o que foi visto em sala de aula com vídeos e com a leitura de uma história em quadrinhos e nas atividades propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: FÍSICApt_BR
dc.creatorMARINOS, Nicolas Apostolos-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_TeoriaDaRelatividadeRestrita.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.