Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/810
Título : A Teoria da relatividade restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: MARINOS, Nicolas Apostolos
Palabras clave : Teoria da Relatividade Restrita;Jogo de tabuleiro;Processo de ensino;Ensino-aprendizagem;Aprendizagem significativa;Física
Fecha de publicación : 1-feb-2020
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : MARINOS, Nicolas Apostolos. A Teoria da relatividade restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Damião Pedro Meira Filho. 2020. 67 fls.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/810
Resumen : This paper, “Einstein’s Restricted Relativity Theory In The First Year Of High School: Using The Playfulness In The Learning Teaching Process”, presents an educational proposal to explain Einstein’s constrained theory of relativity through a playful activity (board game, video and comic book) for the first year of high school. This proposal fulfills what the National Master’s Program in Physics Teaching (MNPEF) aims to be the main emphasis on content aspects in the area of physics, for its application in the classroom, which brings as its general objective a proposal of how to work on Albert Einstein’s theory of constrained relativity using a board game, included in the mechanics program in the topic of Modern Physics, in the first year of high school, in which it Will be placed in association with the student’s prior knowledge. To carry out the study, a vast bibliographic research was done in order to better know the subject and, clearly, to pass on to the students using various resources such as slide and film. Then a practical class was played through the board game: two classes were chosen for the execution of the class, in the first one the traditional methodology was applied and in the second one was through the board game, to test if through the game aroused a bigger students’ interest in the subject, and the result was noticeable, as students were able to use what was learned outside of school, as well as what was seen in the classroom with videos and reading of comic books and the proposed activities.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, intitulado “A Teoria da Relatividade Restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem”, apresenta uma proposta educacional para explicar a Teoria Restrita da Relatividade de Albert Einstein através de atividades lúdicas (jogo de tabuleiro, vídeo e história em quadrinho — HQ) para turmas do 1º ano do ensino médio. Esta proposta vem cumprir aquilo que o Programa Nacional de Mestrado no Ensino de Física (MNPEF) objetiva, que é a ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física para sua aplicação em sala de aula. Traz como objetivo geral uma proposta de como trabalhar a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein, utilizando para isso um jogo de tabuleiro, incluído no programa de Mecânica no tópico de Física, no primeiro ano do ensino médio, sendo tratado em associação com o conhecimento prévio do aluno. Para concretizar o estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica e foi notório o resultado, pois os alunos puderam utilizar o que foi aprendido fora da escola, bem como o que foi visto em sala de aula com vídeos e com a leitura de uma história em quadrinhos e nas atividades propostas.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/810
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_TeoriaDaRelatividadeRestrita.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.