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Título: Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
metadata.dc.creator: CARNEIRO, Diego Maciel
Palavras-chave: Ensino de Física;Sequência de ensino;ensino investigativo;Experimentos;Baixo Custo;Teoria de Voo
Data do documento: 13-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CARNEIRO, Diego Maciel. Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo. Orientador: Carlos José Freire Machado. 2020. 100 fls.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de física, Universidade Federal do Oeste do Pará,
Abstract: This dissertation aims to develop an research-based teaching investigation teaching sequence (RTS) through the use of low cost experimental activities to address concepts of flight theory in high school. The initial experimental activity was the construction of a prototype called “Radial Lift Simulator” and later a “wind tunnel” with accessible materials was built. The textual and pictorial production of students from the 1st year of high school in a state school in the urban area of the city of Santarém was analyzed. Descending hierarchical categorization (CHD) was used in addition to the similarity and word cloud analyzes in the answers to the questions proposed in the first and third experimental activity of this RTS, through the software IRAMUTEQ (Interface of R pour les Multidimensionnelles Analyzes de Textes et de Questionnaires). It was concluded that most of the reports after the application of RTS identified the different phases of the flight and explained the lift force via Bernoulli and Newton's Laws.
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de desenvolver uma sequência de ensino investigativo (SEI) através da utilização de atividades experimentais de baixo custo para abordar conceitos de teoria de voo no ensino médio. A atividade experimental inicial foi a construção de um protótipo denominado “Simulador radial de Sustentação” e posteriormente foi construído um “túnel de vento” com materiais acessíveis. Foi analisada a produção textual e pictórica de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual da zona urbana da cidade de Santarém. Utilizou-se a categorização hierárquica descendente(CHD) além das análises de similitude e nuvem de palavras nas respostas às questões propostas na primeira e na terceira atividade experimental desta SEI, através do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires).Concluiu-se que a maioria dos relatos após a aplicação da SEI identificaram as diferentes fases do voo e explicaram a força de sustentação via Bernoulli e Leis de Newton.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811
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