Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD): Envíos recientes
Mostrando ítems 341-360 de 810
-
Análise de genotoxicidade e níveis de mercúrio em Hoplias malabaricus (PISCES – CHARACIFORMES) de duas áreas da bacia do Rio Tapajós
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em BiociênciasUFOPAInstituto de Biodiversidade e Florestas, 2017-04-12)The Tapajós river basin has been affected by the mercurial contamination derived from the process of deforestation in riparian forests and gold mining activities. The Mercury (Hg), because it has the ability to bioaccumulate ... -
Bibliotecas Escolares: uma cartografia
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2018-09-06)Based on the prevalent conceptions of library and school education, which indicate that the integration of these spaces within the institutions and their inclusion in the educational process collaborate for the teaching-learning ... -
O conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aula
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2014)Teaching mathematics using traditional methods in a computeriz ed society became a chore for the teacher , mainly because the influence of education informatiza tion is an irreversible reality . This reality is forcing ... -
Discriminação de espécies de samambaias neotropicais (Polypodiaceae): uma abordagem integrativa.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em BiodiversidadeUfopaInstituo de Ciências e Tecnologia das Águas, 2020-12-21) -
Cuidado em saúde de mulheres ribeirinhas: relações de saber-poder no interior da Amazônia
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SociedadeUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2018) -
Quilombo sim, assentamento não: o processo de reconhecimento territorial de uma comunidade quilombola na amazônia
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SociedadeUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2018) -
Os impactos da coopermoura na comunidade de remanescentes de quilombo do moura sob a perspectiva das mulheres
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SociedadeUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2018) -
Direitos indígenas no baixo tapajós, entre o reconhecimento e a negação: o caso da terra indígena maró
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SociedadeUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2018) -
Análise do Desenvolvimento na região de Integração do baixo Amazonas: Três ensaios sobre a perspectiva includente, sustentado e sustentável
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2018) -
O ensino superior público em Santarém: das origens à criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (1970-2009)
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2019) -
Leitura e formação: contribuições da biblioteca no rio Arapiuns
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica, 2020) -
Diálogos entre alfabetização econômica e habilidades sociais educativas: um estudo das crenças e práticas docentes no contexto da educação infantil
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2020) -
Judeus em Óbidos-PA: imigração, história e ressignificação
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SociedadeUFOPAPró Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
O impacto socioeconômico do orçamento da UFOPA no Município de Santarém
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SociedadeUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
O Formazon e a Constituição de Espaços Colaborativos na Relação Universidade-Escola
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
Cognições e Repertório de Habilidades Sociais dos professores: caracterização e relações
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
Do literário para a literariedade das narrativas da Amazônia: uma proposta de ensino de leitura
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2019-02-15)The literary artistic text is one of the most expressive instruments of collaboration in the formation of readers, because it carries a high quality and makes special use of the language, it has the great capacity of gives ... -
A sequencia didática como recurso metodológico no ensino de língua materna a partir das proposições da Olimpíada de Língua Portuguesa
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2018-12-05)This work is linked to the Research Group and Intervention in Reading, Writing and Literature at the school - LELIT and the Professional Master Program in Literature - PROFLE-TRAS. It aims to analyze, from the Didactic ... -
Que bicho é esse? A oralidade na BNCC
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2020-05-15)This research seeks to answer the following question: how is orality understood in the National Common Curricular Base - BNCC and what are the implications of this conception for the organization of the current teaching ...