Show simple item record

dc.contributor.advisor1SANTANA, Mizant Couto de Andrade
dc.date.accessioned2023-11-07T21:18:59Z
dc.date.available2023-11-07T21:18:59Z
dc.date.issued2022-07-13
dc.identifier.citationSILVA, Dayanny Barros da. Políticas afirmativas: a inclusão do aluno indígena no Curso de Geografia da UFOPA. Orientador: Mizant Couto de Andrade Santana. 2022.124 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1167pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
dc.description.abstractThe Region The Amazon has a diversity of native people from common people in the latter, as well as recognition, guarantee of rights, among others. Among the main rights to universities in recent years, the inclusion of indigenous students in publications in Brazil, through a specific entrance exam. In this sense, the objective of this research is to investigate the process of teacher training of indigenous students in the geography course. Based on the dialectical method, a qualitative approach was chosen and from that, the type of research was defined is documental analysis. The procedures used during this study were: survey and analysis of the bibliography relevant to the research; collection of information through the application of two questionnaires and two interviews. Thus, the Special Indigenous Selection Process (PSEI) is one of the milestones in guaranteeing these rights. However, many of these students, upon entering the university, have difficulty in understanding concepts, considering that both the classes and the readings proposed for the disciplines are presented in Portuguese, and many students do not master it. In this sense, this reality compromises the teaching/learning process and, consequently, the formation of indigenous students.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.titlePolíticas afirmativas: a inclusão do aluno indígena no Curso de Geografia da UFOPApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160431719995084pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8754058220797217pt_BR
dc.description.resumoA Região Amazônica possui uma diversidade de povos indígenas, cujos povos ganharam notoriedade nas últimas décadas, bem como o reconhecimento, garantias de direitos, entre outros. Entre os principais direitos alcançados nos últimos anos, temos a inclusão do aluno indígena nas universidades públicas no Brasil, por meio de vestibular específico. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa investigar o processo de formação docente dos alunos indígenas no curso de geografia. Tendo como base o método dialético, optou-se por uma abordagem qualitativa e a partir disso, definiu-se o tipo da pesquisa sendo análise documental. Os procedimentos utilizados durante esse estudo foram: levantamento e análise da bibliografia pertinente à pesquisa; levantamento de informações por meio de aplicações de dois questionários e duas entrevistas. Dessa forma, o Processo de Seleção Especial Indígena (PSEI) é um dos marcos na garantia desses direitos. No entanto, muitos desses alunos, ao ingressarem na universidade, apresentam dificuldade na compreensão de conceitos, tendo em vista que, tanto as aulas, quanto às leituras propostas para as disciplinas, são apresentadas na língua portuguesa, sendo que muitos alunos não a dominam. Neste sentido, essa realidade compromete o processo de ensino/aprendizagem e consequentemente, a formação do aluno indígena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorSILVA, Dayanny Barros da
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record