Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1LAUER-LEITE, Iani Dias
dc.date.accessioned2024-01-30T21:46:03Z
dc.date.available2024-01-30T21:46:03Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPEREIRA, Patricia de Sousa. Dança e educação: um ritmo inerente. Orientadora: Iani Dias Lauer Leite. Coorientador: Dennison Célio de Oliveira Carvalho. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1318pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1318
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRevisão Integrativa de Literaturapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleDança e educação: um ritmo inerentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5358402928063706pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0389466272108471pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CARVALHO, Dennison Célio de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5802916313731904pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre a relação Dança e Educação e tem como objetivo analisar de que maneira a Dança está representada e quais as suas contribuições para a área da Educação, nos periódicos científicos nacionais e em pesquisa de campo. A primeira parte consiste em identificar o que a literatura nacional traz acerca de estudos envolvendo a Dança no contexto da Educação; e a segunda parte, objetiva avaliar a Dança enquanto atividade educacional para adolescentes acolhidos, mediante pesquisa de campo. Os métodos utilizados na pesquisa foram: a Revisão Integrativa de literatura (RIL) e a Inserção Ecológica juntamente com a intervenção em Dança. Os dados da RIL foram averiguados com uma análise crítica e uma abordagem organizada ponderando características dos estudos. Os dados da pesquisa de campo foram analisados por meio da ficha sociodemográfica, questionário Corpo, Dança e Comunidade (CDC) e por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A literatura nacional, dentre os principais resultados, demonstrou que a maior parte das pesquisas com intervenção em Dança ocorreram na região sudeste (33,3%); a maioria das pesquisas ocorreu em ambiente formal de ensino, sendo 53,3% deles nas escolas e a dança criativa foi o estilo mais utilizado nas pesquisas (26,6%). Como principais resultados da pesquisa de campo observou-se que: a dança promoveu nos participantes, com mais intensidade, as sensações de Alegria e Força, com média 4,75. A experiência com a dança também gerou outras emoções presentes no próprio discurso dos participantes: “[...] eu sinto emoção, sinto dor, alegria [...]”. As similaridades, a se destacar, entre a literatura nacional e a pesquisa de campo estão no contexto em que as intervenções foram aplicadas, a pesquisa de campo na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e 73,3% das intervenções dos artigos analisados ocorreram em ambientes formais de ensino (escolas e universidades). Outra similaridade é que tanto os participantes da pesquisa de campo quanto a maioria dos sujeitos das pesquisas dos artigos da RIL, observaram transformações no corpo que se sente (interno, subjetivo e pessoal) e não no corpo que se vê (externo, midiático e estético) (MOREIRA, 2005). O estudo mostra a possibilidade de associar teoria e prática, fazendo com que a literatura levantada sobre determinado objeto, influencie positivamente em como intervir na prática dependendo do contexto, além de fortalecer a Dança e a Educação como processos inerentes à formação humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.creatorPEREIRA, Patricia de Sousa
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples