dc.contributor.advisor1 | HALL, Silvia Cristina Barros de Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T22:00:20Z | |
dc.date.available | 2024-02-07T22:00:20Z | |
dc.date.issued | 2022-07-06 | |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Sarah Pedroso. Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind: emoções, literatura e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém. OrientadorA: Silvia Cristina Barros de Souza Hall. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1358 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1358 | |
dc.description.abstract | Literature in the educational environment is a possibility that transmits experiences,
knowledge, cultures, and new identities, providing the student with different vocabularies
and grammatical structures that provide the development of orality, writing and
reflections about the world, real or present in books. In this way, this study tried to analyze
and reflect the use of literature in English language classes in a language school in
Santarem-PA. The study used the work of Raquel Jaramillo Palacio, “Wonder”, first
published in 2012, in English classes, adding language teaching and literature. The
information was collected from questionnaires regarding the linguistic and literary
preferences of the students, oral and written activities, and finally a reflective
questionnaire about the students' experience with the classes. The results show that
literature can be used in English classes as a way of motivating students to read, write and
reflect on the social and school environment where they are inserted, contributing to the
expansion of their curiosities and interests. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino. | pt_BR |
dc.title | Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind: emoções, literatura e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9393722404650635 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1900825503546910 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-4299-2867 | pt_BR |
dc.description.resumo | A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam
experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno
diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da
oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros.
Assim, este estudo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso
da literatura nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA,
usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, Wonder, publicada pela primeira vez em 2012,
para aplicar nas aulas de inglês, fazendo junção entre ensino da língua e literatura. Os
dados foram gerados a partir de questionários que diziam respeito às preferências
linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário
reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a
literatura pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever
e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de
suas curiosidades e interesses. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE | pt_BR |
dc.creator | VASCONCELOS, Sarah Pedroso | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |