Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) por título
Itens para a visualização no momento 100-119 of 159
-
As noções do termo erro para os estudos linguísticos e suas implicações ao ensino de língua portuguesa.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2016-12-15)This research aims to investigate the understanding of error for the science of language. Although we seek the understanding of our object in contemporary linguistics, we highlight the need we had to analyze the question ... -
Norma-Padrão: caracterização e ensino
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2017-10-13)The objective of this research is to understand how the objective standard norm of Brazilian Portuguese is characterized and what are its implications for teaching, using as corpus texts of newspapers of greater circulation ... -
Novas tecnologias! novas crianças! novas professoras! o desafio do prouca para a inclusão digital da educação infantil na Amazônia Brasileira
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2015) -
O NOVO MAIS EDUCAÇÃO E OS LIMITES DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de CIências da Educação, 2021-06-09)This research aims to analyze the Mais Educação Program and its reformulation, the Novo Mais Educação Program, as well as the limits of educational reforms within the sociometabolic capital ordering and the current structural ... -
ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em BiociênciasUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2021-12-21)The importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at child learning and development, is presented as the central theme of this work. In planning, basic factors must be intentionally ... -
Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
Um Olhar Reflexivo sobre a Prática Pedagógica de Docentes da Matemática na Educação Básica de Santarém
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2018-09-14)In Basic Education, Mathematical science was incorporated as a curricular component and has been considered one of the disciplines less appreciated by the students, may have as causes, the deficient qualification and the ... -
A Parceria Público-Privada na Amazônia: impactos na gestão escolar do ensino médio em Santarém-Pará
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2017-12-20)The Public-Private Partnerships (PPPs) are contracts signed between the public and the third sector in order to enable the execution of competencies and responsibilities of public administration towards society. This form ... -
Percepções de professores de educação especial acerca de suas práticas com alunos surdocegos no interior da Amazônia
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2022)This research has the general objective of analyzing the contribution of Special Education to the education of students with deafblindness, made by Special Education teachers, from the state education network, in the ... -
Percepções de professores sobre as práticas lúdicas no ensino de música para crianças em escolas especializadas em Santarém, Pará.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-12-02)Playfulness is present in human life from an early age, whether through play, or playful activities, providing pleasure as much as music, both constant in childhood. Although, the same pleasure cannot be affirmed in relation ... -
Percepções sobre as práticas de ensinar, formar e atuar a partir do curso para preceptores de saúde com base em metodologias ativas
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2016) -
O perfil do egresso no curso de licenciatura em pedagogia Parfor na Ufopa
(Universidade Federal do Oeste do ParáBRASILPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2017-11-30)The policy of teacher education in basic education has in pedagogy an important foundation for the construction of the fundamentals necessary for the formation of the professional profile of teachers. This pedagogical ... -
Permanências e tensões nas idéias de alfabetização: um olhar sobre o professor em formação.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2016) -
Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Santarém no Período de 2003 a 2016
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2017-12-07)The research aimed to identify and record the educational policies implemented by the Municipal Department of Education and Sports of Santarém, state of Pará, from 2003 to 2016. The choice of the period to conduct the ... -
Políticas educacionais do MEC para a formação docente: uma análise sobre o PARFOR na UFOPA (2010-2014).
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, 2016) -
As políticas educacionais implementadas pela Secretaria Municipal de Educação de Itaituba/PA de 1997-2016
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2018-12-13)The present research discusses educational policies at the municipal level, whose main objective is to identify the educational policies implemented by the Itaituba / PA Municipal Department, from 1997 to 2016, considering ... -
As políticas educacionais implementadas pelo município de Belterra/PA no período de 1997-2012
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2016-02-18)This research addresses the issue of educational policies in municipal scope, aiming to identify and record the educational policies implemented by Belterra Department of Education, in the state of Pará, in the period ... -
Políticas Educacionais: ações indutoras de educação integral na rede municipal de Belterra/PA (2012/2018)
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
Por um direito achado na beira do rio: educação jurídica popular e a luta pela proteção do território e das culturas de Juruti Velho -PA
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2022-07-13)The Baixo Amazonas is a disputed region between the interests of large economic groups, who seek to dominate the territory to generate profit, and the desires of the peoples and communities that traditionally inhabit the ... -
A prática com a cultura escrita na educação infantil: desafios e possibilidades
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-12-11)Considering that the reading-writing has to be a part quotidian of the children in the Infantile Education through their experience with the culture, assuring their rights as citizens, this research aim to comprehend how ...