Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 165
-
Educação de tempo integral em Santarém: ações da secretaria municipal de educação no período de 2008 a 2014
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2016-02-12)For the full formation of the person an extensive knowledge is necessary, skills and values that go beyond cognitive learning that generally the school provides. This set can be called integral education. The objective ... -
Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2015-12-01)The current paper aims to analyze the conceptions that orient the pedagogic coordinators’ practices from the public schools of Santarém in front of the effectuation regarding the democratic management, in order to ... -
As políticas educacionais implementadas pelo município de Belterra/PA no período de 1997-2012
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2016-02-18)This research addresses the issue of educational policies in municipal scope, aiming to identify and record the educational policies implemented by Belterra Department of Education, in the state of Pará, in the period ... -
Crenças e práticas docentes quanto à promoção e prevenção em saúde na educação infantil, em Santarém-Pará
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2016-06-27)Health promotion and prevention within the school is part of a comprehensive and multidisciplinary vision of the human being, considering people in their family, community, social and environmental context, still being ... -
A formação intelectual de jovens do ensino médio: caminhos e possibilidades para o pensar autônomo
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2016-06-01)This research investigates the intellectual training of public high school young students. And tries to answer the following question: How does high school students of the Pará State Eas tern Region Federal University ... -
Os Franciscanos alemães no Baixo Amazonas (1907 - 1962): o protagonismo político educacional de Dom Amando Bahlmann
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
Relação universidade-escola no Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência - PIBID: um estudo do estado do conhecimento no catálogo de teses e dissertações da CAPES (2012-2018)
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
Alô mundo, me ajude a ser gente: interações sociais no futebol para o desenvolvimento de habilidades sociais
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
Políticas Educacionais: ações indutoras de educação integral na rede municipal de Belterra/PA (2012/2018)
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
Usos e sentidos das TDICS na Amazônia: Os desafios em implantar a TI verde em uma escola de ensino médio de tempo integral em Santarém-Pa
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
A implantação do Programa mais Educação no Município de Itaituba-Pará
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
É gol, que felicidade? Educação, futebol profissional e Corporeidade na Amazônia
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
O docente masculino de educação infantil na Amazônia: como se percebe e é percebido no espaço escolar de Oriximiná/PA
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-03-29)The present dissertation had as objective to analyze how the masculine teacher of Infantile Education is perceived and is perceived in the school space in the context of the Amazon paraense. Specific objectives are to ... -
Aluno com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais no contexto da educação física escolar
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-05-07)The literature related to the education of people with disabilities are widely carried out by educators, teachers and other professionals interested in enhancing knowledge for inclusion. However, research into the social ... -
Percepções de professores sobre as práticas lúdicas no ensino de música para crianças em escolas especializadas em Santarém, Pará.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-12-02)Playfulness is present in human life from an early age, whether through play, or playful activities, providing pleasure as much as music, both constant in childhood. Although, the same pleasure cannot be affirmed in relation ... -
Avaliação em Larga Escala como Política do Estado: um estudo comparativo entre a teoria clássica dos testes e a teoria da resposta ao item na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-04-26)The Brazilian Olympiad of Mathematics of Public Schools - OBMEP has been held in Brazil since 2005, and uses as a criterion / model for the correction of the tests of its first phase the Classical Theory of Tests - TCT, ... -
O Programa Mais Educação em duas escolas da rede Municipal de Ensino em Santarém - Pará: o professor como protagonista no pensar políticas públicas
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-10-10)This research has as object of investigation the teacher's perception about the implementation of the Mais Educação / PME Program in two schools of the Municipal Education Network in Santarém-PA having as a temporal clipping ... -
O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do Grupo de Estudo e Pesquisa FORMAZON/UFOPA
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-10-30)This research has as general objective of analyzing the contributions of a collaborative community –FORMAZON - formed by school teachers, University Professors and future teachers from different areas, on the professional ...