Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira
dc.date.accessioned2024-07-09T22:03:48Z
dc.date.available2024-07-09T22:03:48Z
dc.date.issued2023-02-24
dc.identifier.citationBEZERRA, Ronilson dos Santos. O desempenho em física dos alunos de Santarém (PA) que prestaram o ENEM 2019: análise psicométrica utilizando a teoria clássica dos testes e a teoria de resposta ao item. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja. 2023. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1619pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1619
dc.description.abstractPhysics is still seen by many students as a diffiult subject to be learned. On the other hand, research shows the diffiulties encountered by teachers when they try to bring scientifi concepts closer to the reality experienced by students to make the teaching of this area more dynamic. In addition, some authors point out that, currently, the teaching of Physics in High School has focused much more on problem-solving focused on the selection processes for entry into higher education - than on learning and understanding physical phenomena. It is known that the National High School Exam, which was initially used only as an educational assessment, is currently the second-largest exam in the world for entry into higher education. Therefore, the results of these exams are important sources of data to analyze the student’s performance in several knowledge areas after they fiish high school. And in this sense, aiming to understand what is the performance of students from Santarém in relation to Physics content, this research used data from Enem 2019, and thus a psychometric analysis was performed, through the Classical Test Theory (CTT) and the Item Response Theory (IRT), in order to analyze the performance of students living in Santarém and who took the Physics test of Enem 2019. The results show that the average score of the 11,624 students who took the exam was only 22.56%. This result, although low and problematic, does not differ much from the national average shown in other studies, which highlight the low results obtained by students in Physics items, as well as in the tests of Nature Sciences and its Technologies (NS), which is composed of items of Physics, Biology, and Chemistry. The fidings of this research also revealed that in Enem 2019, the results obtained by students in the NS test were as low as the results of the specifi items of Physics, which is even worse among candidates with lower family income, and the opposite is also true: students with higher family income obtained higher scores in the NS test. Part of this poor result may also be because some items are failing to adequately assess students, since the results of the IRT analysis show that several items have low discrimination power, that is, they fail to adequately assess students who have the ability - to answer that item - from those who do not.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.titleO desempenho em física dos alunos de Santarém (PA) que prestaram o ENEM 2019: análise psicométrica utilizando a teoria clássica dos testes e a teoria de resposta ao item.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7179672616852182pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959130432938834pt_BR
dc.description.resumoA Física ainda é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil de ser aprendida. Por outro lado, pesquisas mostram as difiuldades encontradas por professores quando buscam aproximar os conceitos científios da realidade experimentada pelos alunos para tornar o ensino dessa área mais dinâmico. Além disso, alguns autores apontam que, na atualidade, o ensino de Física no Ensino Médio tem focado muito mais na resolução de problemas – com foco nos processos seletivos para ingresso no ensino superior – do que na aprendizagem e compreensão dos fenômenos físicos. Sabe-se que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inicialmente era usado apenas como uma avaliação educacional, atualmente é o segundo maior exame do mundo para ingresso no ensino superior. Com isso, os resultados destes exames são importantes fontes de dados para analisarmos o desempenho dos alunos nas mais diversas áreas do conhecimento após a conclusão do Ensino Médio. E neste sentido, visando compreender qual o desempenho dos alunos de Santarém em relação aos conteúdos de Física, esta pesquisa utilizou dados do Enem 2019 e assim foi realizada uma análise psicométrica, por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI), com o objetivo de analisar o desempenho dos alunos residentes em Santarém e que realizaram a prova de Física do Enem 2019. Os resultados obtidos mostram que a média de acertos dos 11.624 alunos que realizaram o exame, foi de apenas 22,56%. Resultado este, que apesar de baixo e preocupante, não destoa muito da média nacional mostrada em outras pesquisas, que destacam os baixos resultados obtidos pelos alunos, nos itens de Física, bem como nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN), que é composta com por itens de Física, Biologia e Química. Os achados desta pesquisa mostraram ainda, que no Enem 2019, os resultados obtidos pelos alunos, na prova de CN, foi tão baixo quanto os resultados dos itens específios de Física, o qual é pior ainda entre os candidatos que possuem menor renda familiar, sendo que o contrário também é verdadeiro: alunos com renda familiar maior, obtiveram notas maiores na prova de CN. Parte deste resultado ruim pode ser também porque alguns itens não estão conseguindo avaliar adequadamente os alunos, uma vez que os resultados da análise via TRI mostram que vários itens possuem baixo poder de discriminação, ou seja, não conseguem avaliar adequadamente os alunos que possuem habilidade - para responder aquele item - dos que não possuem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorBEZERRA, Ronilson dos Santos
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples