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dc.contributor.advisor1COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
dc.date.accessioned2024-07-10T19:48:26Z
dc.date.available2024-07-10T19:48:26Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.identifier.citationSOUSA, Eriane Oliveira. Educação em tempo integral na região metropolitana de Santarém / PA: análise das condições materiais e imateriais. Orientador: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares; Coorientador: Leandro Sartori Gonçalves. 2023. 120f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1622pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1622
dc.description.abstractThis research has the general objective of analyzing the material and immaterial conditions in schools that have developed full-time induction programs in the Metropolitan Region of Santarém/PA (RMS/PA), for the implementation of policies inducing integral education. To achieve the proposed objective, we used the technique of bibliographic and documentary analysis where the research is structured based on: the construction of a mapping of research that has already been carried out at PPGE/UFOPA regarding Integral Education in the Metropolitan Region of Santarém/PA, with time frame between the years 2015 and 2020, as a starting point to understand how public policies for integral education have been implemented in the western region of Pará; From the bibliographic survey, we noticed that there is a need to deepen the analysis of the material and immaterial conditions of schools through educational platforms: QEdu – Educational Data; PNE Observatory; and LDE/UFPR Educational Data Laboratory. The results reveal that the conditions of the schools are insufficient to deal with structural issues of the broader educational policy such as: personnel policy (bonds, training and professional development), a common curriculum that guarantees all the knowledge necessary for comprehensive training and appropriate conditions in the physical infrastructure of schools, as these are conditions to develop actions that induce full-time education in the Metropolitan Region of Santarém, require adjustments to guarantee the implementation of actions that induce full-time education. It concludes by highlighting that comprehensive education needs to be based on the principles of autonomy and emancipation, however, these principles have not been made viable from a material and immaterial point of view.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação em tempo integralpt_BR
dc.subjectContexto amazônicopt_BR
dc.titleEducação em tempo integral na região metropolitana de Santarém / PA: análise das condições materiais e imateriaispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784765251995656pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671465461954562pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5915-6742pt_BR
dc.contributor.advisor-co1GONÇALVES, Leandro Sartori
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020882116183008pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6073-1313pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar as condições materiais e imateriais em escolas que desenvolveram programas indutores de tempo integral da Região Metropolitana de Santarém/PA (RMS/PA), para a efetivação das políticas indutoras de educação integral. Para o alcance do objetivo proposto utilizamos a técnica da análise bibliográfica e documental onde se estrutura a pesquisa a partir: da construção de um mapeamento das pesquisas que já foram feitas no PPGE/UFOPA referente a Educação Integral na Região Metropolitana de Santarém/PA, com recorte temporal entre os anos de 2015 a 2020, como ponto de partida para compreender de que forma as políticas públicas de educação integral vem sendo implementadas na região oeste paraense; a partir do levantamento bibliográfico, notamos que existe a necessidade de aprofundarmos a análise das condições materiais e imateriais das escolas por meio de plataformas educacionais: QEdu – Dados Educacionais; Observatório do PNE; e Laboratório de Dados Educacionais LDE/UFPR. Os resultados revelam que as condições das escolas têm caráter insuficiente para dar conta de questões estruturais da política educacional mais ampla como: política de pessoal (vínculos, formação e valorização do profissional), currículo comum que garanta a todos os conhecimentos necessários à formação integral e condições apropriadas na infraestrutura física das escolas, por se tratar de condições para desenvolverem as ações indutoras de educação em tempo integral na Região Metropolitana de Santarém, necessitam de adequações para garantir a efetivação das ações indutoras de educação integral. Conclui-se destacando que a educação integral necessita ser fundamentada nos princípios de autonomia e emancipação, no entanto, esses princípios não têm sido viabilizados do ponto de vista material e imaterial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHistória, Política e Gestão Educacional na Amazôniapt_BR
dc.creatorSOUSA, Eriane Oliveira
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


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