dc.contributor.advisor1 | COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa | |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T19:48:26Z | |
dc.date.available | 2024-07-10T19:48:26Z | |
dc.date.issued | 2023-12-06 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Eriane Oliveira. Educação em tempo integral na região metropolitana de Santarém / PA: análise das condições materiais e imateriais. Orientador: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares; Coorientador:
Leandro Sartori Gonçalves. 2023. 120f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1622 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1622 | |
dc.description.abstract | This research has the general objective of analyzing the material and immaterial conditions in
schools that have developed full-time induction programs in the Metropolitan Region of
Santarém/PA (RMS/PA), for the implementation of policies inducing integral education. To
achieve the proposed objective, we used the technique of bibliographic and documentary
analysis where the research is structured based on: the construction of a mapping of research
that has already been carried out at PPGE/UFOPA regarding Integral Education in the
Metropolitan Region of Santarém/PA, with time frame between the years 2015 and 2020, as a
starting point to understand how public policies for integral education have been implemented
in the western region of Pará; From the bibliographic survey, we noticed that there is a need to
deepen the analysis of the material and immaterial conditions of schools through educational
platforms: QEdu – Educational Data; PNE Observatory; and LDE/UFPR Educational Data
Laboratory. The results reveal that the conditions of the schools are insufficient to deal with
structural issues of the broader educational policy such as: personnel policy (bonds, training
and professional development), a common curriculum that guarantees all the knowledge
necessary for comprehensive training and appropriate conditions in the physical infrastructure
of schools, as these are conditions to develop actions that induce full-time education in the
Metropolitan Region of Santarém, require adjustments to guarantee the implementation of
actions that induce full-time education. It concludes by highlighting that comprehensive
education needs to be based on the principles of autonomy and emancipation, however, these
principles have not been made viable from a material and immaterial point of view. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | PDF | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação em tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Contexto amazônico | pt_BR |
dc.title | Educação em tempo integral na região metropolitana de Santarém / PA: análise das condições materiais e imateriais | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9784765251995656 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5915-6742 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | GONÇALVES, Leandro Sartori | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6020882116183008 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-6073-1313 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as condições materiais e imateriais em escolas
que desenvolveram programas indutores de tempo integral da Região Metropolitana de
Santarém/PA (RMS/PA), para a efetivação das políticas indutoras de educação integral. Para o
alcance do objetivo proposto utilizamos a técnica da análise bibliográfica e documental onde
se estrutura a pesquisa a partir: da construção de um mapeamento das pesquisas que já foram
feitas no PPGE/UFOPA referente a Educação Integral na Região Metropolitana de
Santarém/PA, com recorte temporal entre os anos de 2015 a 2020, como ponto de partida para
compreender de que forma as políticas públicas de educação integral vem sendo implementadas
na região oeste paraense; a partir do levantamento bibliográfico, notamos que existe a
necessidade de aprofundarmos a análise das condições materiais e imateriais das escolas por
meio de plataformas educacionais: QEdu – Dados Educacionais; Observatório do PNE; e
Laboratório de Dados Educacionais LDE/UFPR. Os resultados revelam que as condições das
escolas têm caráter insuficiente para dar conta de questões estruturais da política educacional
mais ampla como: política de pessoal (vínculos, formação e valorização do profissional),
currículo comum que garanta a todos os conhecimentos necessários à formação integral e
condições apropriadas na infraestrutura física das escolas, por se tratar de condições para
desenvolverem as ações indutoras de educação em tempo integral na Região Metropolitana de
Santarém, necessitam de adequações para garantir a efetivação das ações indutoras de educação
integral. Conclui-se destacando que a educação integral necessita ser fundamentada nos
princípios de autonomia e emancipação, no entanto, esses princípios não têm sido viabilizados
do ponto de vista material e imaterial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | História, Política e Gestão Educacional na Amazônia | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Eriane Oliveira | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |