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dc.contributor.advisor1MAFRA, José Ricardo e Souza
dc.date.accessioned2024-08-06T22:22:07Z
dc.date.available2024-08-06T22:22:07Z
dc.date.issued2023-11-01
dc.identifier.citationSANTOS, Igor Pereira dos. Formação de professores e a desinformação: análise e compreensão de informações midiáticas. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1728pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
dc.description.abstractThe phenomenon of disinformation is one of the major problems that humanity has been facing in this last period of society, the era of digital technologies is the great driver of this phenomenon, which together with post-truth and the historical period of post-modernity have been giving support to that this situation becomes increasingly worse. Therefore, the present study seeks to investigate the development of teaching and learning environments in initial teacher training that aim to analyze and understand media information in the face of disinformation. The methodological path is qualitative and exploratory research, with a set of activities being developed as educational guidance in order to collaborate with the initial teacher training process, with regard to the relationship between misinformation and its inferences in society. This set of activities was applied, in a preliminary way, with 14 undergraduate students from the degree course in educational information technology at the Federal University of Western Pará (Ufopa), as a way of analyzing the feasibility and development of the activities. The following instruments were used to organize and process information: questionnaires, field diary and also a group interview. The final results show that the initial teacher training environment is still unable to encompass the complexity of the situation in which misinformation is found, however, it is considered to be the most favorable environment to propagate the skills for tackling misinformation, of which education It is vitally important to deal with this process, being one of the pillars of conflict, and it is necessary to expand studies on this topic.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducação Midiáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores e a desinformação: análise e compreensão de informações midiáticaspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117197268303292pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5407-4924pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0259347290921771pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3629-8959pt_BR
dc.description.resumoO fenômeno da desinformação é uma das grandes problemáticas que humanidade vem enfrentando neste último período da sociedade, a era das tecnologias digitais é a grande impulsionadora deste fenômeno, que conjuntamente com a pós-verdade e o período histórico da pós-modernidade vêm dando sustentação para que essa situação se agrave cada vez mais. Portanto, o presente estudo buscou investigar na formação inicial de professores o desenvolvimento de ambientes de ensino e aprendizagem que visem a analisar e compreender as informações midiáticas frente à desinformação. O caminho metodológico é de uma pesquisa qualitativa e exploratória, sendo desenvolvido um conjunto de atividades como encaminhamento educacional em vista de colaborar com o processo de formação inicial de professores, no que tange à relação da desinformação e suas interferências na sociedade. Este conjunto de atividades foi aplicado, de forma preliminar, com 14 estudantes de graduação do curso de licenciatura em informática educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), como forma de analisar a viabilidade e o desenvolvimento das atividades. Utilizou-se como instrumento para a organização e tratamento das informações: questionários, diário de campo e também uma entrevista em grupo. Os resultados finais dão conta de que o ambiente da formação inicial de professores ainda não consegue abranger a complexidade da situação em que a desinformação se encontra, contudo entende-se ser o ambiente mais favorável para propagar as habilidades de enfrentamento à desinformação, de que a educação é de vital importância para lidar com este processo, sendo ela um dos pilares de embate, e de que é preciso ampliar os estudos sobre essa temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducaçãopt_BR
dc.creatorSANTOS, Igor Pereira dos
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


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