dc.contributor.advisor1 | RIBEIRO, Alan Augusto Moraes | |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T22:22:25Z | |
dc.date.available | 2024-08-06T22:22:25Z | |
dc.date.issued | 2023-11-29 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Roberth Luiz Nogueira da. Festa de Ramada e Marambiré: Educação Quilombola no Pacoval. Orientador: Alan Augusto Moraes Ribeiro. 2023. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1729 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1729 | |
dc.description.abstract | The research in question addresses the educational dimensions present in the Ramada de Santa
Luzia and Marambiré festival, cultural manifestations that play a fundamental role in the
identity of Quilombo Pacoval. These manifestations have a strong identity character and contain
many elements of sociability and knowledge transfer. The Festa de Ramada de Santa Luzia is
a religious event that has taken place in the quilombo since the 1890s, brought by the
mocambeiros and continues to this day, maintained by a family heir to the Saint who maintains
the tradition of holding it without the participation of the local parish. Marambiré is a religious
dance that has elements that exalt black culture, ancestry and religiosity of a people who resisted
slavery, coming from farms in the municipality of Santarém/Pará and taking up residence on
the banks of the Curuá River. The research was carried out in Quilombo Pacoval, municipality
of Alenquer, Western region of Pará, we adopted a qualitative methodological approach based
on ethnographic research. We used a variety of data collection techniques, including semistructured interviews, informal conversations, field notebooks, participant observation,
conversation circles and image analysis. In this way, to carry out the analyses, we used the oral
history and memory of the participants, both from the Ramada de Santa Luzia festivities and
from the Marambiré components, to understand how these educational dimensions are present
in the way of organizing these demonstrations, as well as within the knowledge of the
community; how the transfer of these educational elements happens and how they are inserted
in quilombola school education in Pacoval. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | PDF | pt_BR |
dc.subject | Festa de Ramada | pt_BR |
dc.subject | Marambiré | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Repasse | pt_BR |
dc.title | Festa de Ramada e Marambiré: Educação Quilombola no Pacoval | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8813663508157793 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6120041357511585 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-6899-2443 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa em questão aborda as dimensões educativas presentes na festa de Ramada de Santa
Luzia e no Marambiré, manifestações culturais que desempenham um papel fundamental na
identidade do Quilombo Pacoval. Essas manifestações possuem forte caráter identitário e
contém em si muitos elementos de sociabilidade e repasse de conhecimento. A Festa de Ramada
de Santa Luzia é uma manifestação religiosa que acontece no quilombo desde os anos de 1890,
trazida pelos mocambeiros e permanece até os dias atuais, mantida por uma família herdeira da
Santa que mantém a tradição de realizar sem a participação da paróquia local. O Marambiré é
uma dança de cunho religioso que possui elementos que exaltam a cultura negra, a
ancestralidade, a religiosidade de um povo que resistiu à escravidão vindo das fazendas do
município de Santarém/Pará e formou residência às margens do Rio Curuá. A pesquisa foi
realizada no Quilombo Pacoval, município de Alenquer, região Oeste do Pará, adotamos uma
abordagem metodológica qualitativa baseada em pesquisa etnográfica. Utilizamos uma
variedade de técnicas de coleta de dados, incluindo entrevistas semiestruturadas, conversas
informais, caderno de campo, observação participante, roda de conversa e análise de imagens.
Desta forma, para a realização das análises, utilizamos a história oral e a memória dos
participantes, tanto das festas de Ramada de Santa Luzia quanto dos componentes do
Marambiré, para entendermos de que maneira essas dimensões educativas estão presentes na
forma de organizar essas manifestações, assim como dentro dos saberes da comunidade; como
acontece o repasse desses elementos educacionais e como estes estão inseridos na educação
escolar quilombola do Pacoval. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Roberth Luiz Nogueira da | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |