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dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Alan Augusto Moraes
dc.date.accessioned2024-08-06T22:22:25Z
dc.date.available2024-08-06T22:22:25Z
dc.date.issued2023-11-29
dc.identifier.citationCOSTA, Roberth Luiz Nogueira da. Festa de Ramada e Marambiré: Educação Quilombola no Pacoval. Orientador: Alan Augusto Moraes Ribeiro. 2023. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1729pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1729
dc.description.abstractThe research in question addresses the educational dimensions present in the Ramada de Santa Luzia and Marambiré festival, cultural manifestations that play a fundamental role in the identity of Quilombo Pacoval. These manifestations have a strong identity character and contain many elements of sociability and knowledge transfer. The Festa de Ramada de Santa Luzia is a religious event that has taken place in the quilombo since the 1890s, brought by the mocambeiros and continues to this day, maintained by a family heir to the Saint who maintains the tradition of holding it without the participation of the local parish. Marambiré is a religious dance that has elements that exalt black culture, ancestry and religiosity of a people who resisted slavery, coming from farms in the municipality of Santarém/Pará and taking up residence on the banks of the Curuá River. The research was carried out in Quilombo Pacoval, municipality of Alenquer, Western region of Pará, we adopted a qualitative methodological approach based on ethnographic research. We used a variety of data collection techniques, including semistructured interviews, informal conversations, field notebooks, participant observation, conversation circles and image analysis. In this way, to carry out the analyses, we used the oral history and memory of the participants, both from the Ramada de Santa Luzia festivities and from the Marambiré components, to understand how these educational dimensions are present in the way of organizing these demonstrations, as well as within the knowledge of the community; how the transfer of these educational elements happens and how they are inserted in quilombola school education in Pacoval.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectFesta de Ramadapt_BR
dc.subjectMarambirépt_BR
dc.subjectEducação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectRepassept_BR
dc.titleFesta de Ramada e Marambiré: Educação Quilombola no Pacovalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8813663508157793pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120041357511585pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6899-2443pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em questão aborda as dimensões educativas presentes na festa de Ramada de Santa Luzia e no Marambiré, manifestações culturais que desempenham um papel fundamental na identidade do Quilombo Pacoval. Essas manifestações possuem forte caráter identitário e contém em si muitos elementos de sociabilidade e repasse de conhecimento. A Festa de Ramada de Santa Luzia é uma manifestação religiosa que acontece no quilombo desde os anos de 1890, trazida pelos mocambeiros e permanece até os dias atuais, mantida por uma família herdeira da Santa que mantém a tradição de realizar sem a participação da paróquia local. O Marambiré é uma dança de cunho religioso que possui elementos que exaltam a cultura negra, a ancestralidade, a religiosidade de um povo que resistiu à escravidão vindo das fazendas do município de Santarém/Pará e formou residência às margens do Rio Curuá. A pesquisa foi realizada no Quilombo Pacoval, município de Alenquer, região Oeste do Pará, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa baseada em pesquisa etnográfica. Utilizamos uma variedade de técnicas de coleta de dados, incluindo entrevistas semiestruturadas, conversas informais, caderno de campo, observação participante, roda de conversa e análise de imagens. Desta forma, para a realização das análises, utilizamos a história oral e a memória dos participantes, tanto das festas de Ramada de Santa Luzia quanto dos componentes do Marambiré, para entendermos de que maneira essas dimensões educativas estão presentes na forma de organizar essas manifestações, assim como dentro dos saberes da comunidade; como acontece o repasse desses elementos educacionais e como estes estão inseridos na educação escolar quilombola do Pacoval.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorCOSTA, Roberth Luiz Nogueira da
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


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