Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1FERREIRA, Ediene Pena
dc.date.accessioned2024-08-07T22:29:06Z
dc.date.available2024-08-07T22:29:06Z
dc.date.issued2024-03-01
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luênisson Luís Mesquita de. Da gramática para o discurso: análise da construção “toma-te” falada na cidade de Santarém-Pa. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1739. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1739
dc.description.abstractIn this work, we investigate the function that the construction “toma-te/lhe” plays in the Santareno speech. This research fits into the functionalist theory, for “Language is determined by the real communication situations in which real speakersinteract, and therefore, its study cannot be limited to the analysis of its form” (FURTADO DA CUNHA; TAVARES, 2007, p. 14). Furthermore, this work is based onthe theory of Construction Grammar, which defends the postulate that language, froma synchronic perspective, is provided by form-meaning pairings, the so-called constructions, organized in a network (GOLDBERG, 2006; LANGACKER, 2008). For this work we used the following methodological procedures: a) a collection of data, which were recorded informally by the Linguistic Studies Group of Western Pará – GELOPA, in the period from 2020 to 2021. 51 (fifty-one) occurrences of uses of tomarin the context of Santareno speech, 42 (forty-two) with the expression “toma-te” and 9(nine) with the variation “toma-lhe”; b) semantic-pragmatic analysis of occurrences, inan attempt to understand what these forms express, what the speaker's communicative intention is when using such a construction at the time of interaction, this we will call function; and c) perception test, which served to corroborate the hypotheses we raised about the meanings of the construction under study. Wereproduced real situations in which the use appeared denoting the three most important possibilities that we consider the constructions to mean, namely: contentment with the other's pain, astonishment/fright and happiness. The results indicated that the construction “toma-te/lhe” plays an important role in the interaction of Santarém speakers.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa - FAPESPApt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectItem tomarpt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectGramática de Construçõespt_BR
dc.subjectConstrução toma-te.pt_BR
dc.titleDa gramática para o discurso: análise da construção “toma-te” falada na cidade de Santarém-Papt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9188973217148349pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5534688833865842pt_BR
dc.description.resumoBuscamos, neste trabalho, investigar a função que a construção “toma-te/lhe” desempenha no falar santareno. Esta pesquisa se enquadra na teoria funcionalista, pois “A língua é determinada pelas situações de comunicação real em que falantes reais interagem e, portanto, seu estudo não pode se resumir à análise de sua forma” (FURTADO DA CUNHA; TAVARES, 2007, p. 14). Além disso, este trabalho se baseia na teoria da Gramática de Construções, que defende o postulado de que a língua, de uma perspectiva sincrônica, é constituída de pareamentos forma-significado, as chamadas construções, organizados em rede (GOLDBERG, 2006; LANGACKER, 2008). Para este trabalho utilizamos como procedimentos metodológicos: a) a coleta de dados, que foram registrados de maneira informal pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – GELOPA, no período de 2020 a 2021. Foram registradas 51 (cinquenta e uma) ocorrências de usos do item tomar no contexto de fala santareno, sendo 42 (quarenta e duas) com a expressão “toma-te” e 9 (nove) com a variação “toma-lhe”; b) análise semântico-pragmático das ocorrências, na tentativa de entender o que estas formas expressam, qual a intenção comunicativa do falante ao se utilizar de tal construção no momento da interação, a isso chamaremos de função; e c) teste de percepção, que serviu para corroborar a hipótese que levantamos sobre os significados da construção em estudo. Reproduzimos situações reais em que o uso apareceu denotando as três possibilidades mais importantes que consideramos que as construções significam, a saber: contentamento com a dor do outro, espanto/susto e felicidade. Os resultados apontam que a construção “toma-te/lhe” tem importante papel na interação dos falantes santarenos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Luênisson Luís Mesquita de
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples