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dc.contributor.advisor1BRITTO, Luiz Percival Leme
dc.date.accessioned2024-08-23T20:56:25Z
dc.date.available2024-08-23T20:56:25Z
dc.date.issued2023-06-29
dc.identifier.citationGOMES, Gisele Silva. Quando mais é menos, e menos é nada: o problema do letramento e a educação escolar. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1828
dc.description.abstractThis research has as its central question the problem of literacy, especially its implications for school education. It starts from the assumption that the conceptual broadening and the indiscriminate expansion of the application of the concept produced a diffuse and instrumental perception ofschool education and training. The thesis sustained by this research, which, everything leads one to believe is confirmed by the data gathered, is that literacy was incorporated and disseminated in the Brazilian academic and pedagogical universe disregarding the criticism and questioning of primitive terms, in function of an epistemological oscillation of the human sciences. What has been called literacy is based in diversified formation and learning conceptions that add a range of meanings that make literacy a fluid concept, flooded by dualities and nuances linked to functional conceptions that seek to develop abilities and competences. To pursue the goal established, it was first developed a critically considering of the founding axes of the concept as they came to be established in Brazil from the 1980s onwards and carrying out a survey of occurrences of literacy accompanied by specifiers, verifying its theoretical insertion and its field. The analysis demonstrates that, as it appears, broadly and confusingly, the concept of literacy disputes negatively with the very concept of education, emptying it. And, although it presents itself as a novelty and progressive character, in fact, it reproduces non-critical models of education, sometimes reinforcing the instrumental-pragmatic perspective, sometimes reverberating idealist liberal theses. It is concluded that the vulgarization of literacy and its application in school and non-school contexts (many ofwhich want to deny the importance of school education) does not contribute to Brazilian education.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramentos especificadospt_BR
dc.titleQuando mais é menos, e menos é nada: o problema do letramento e a educação escolarpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546756382699965pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7025845426035988pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6825-7927pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como questão central o problema do letramento, especialmente suas implicações para a educação escolar. Parte do pressuposto que o alargamento conceitual e a expansão indiscriminada da aplicação do conceito produziram uma percepção difusa e instrumental de educação escolar e de formação. A tese que se sustenta nesta pesquisa, a qual, tudo leva a crer, se confirma com os dados reunidos, é a de que o letramento foi incorporado e disseminado no universo acadêmico e pedagógico brasileiro prescindindo da crítica e da inquirição aos termos primitivos, em função de uma oscilação epistemológica das ciências humanas. O que se vem denominando letramento está permeado de concepções de formação e aprendizagem diversificadas que agregam uma gama de sentidos que fazem do letramento um conceito fluído, inundado por dualidades e nuances vinculadas a concepções funcionais que buscam desenvolver habilidades e competências. Para tanto, tratou-se de, primeiramente, considerar criticamente os eixos fundantes do conceito conforme vieram se estabelecendo no Brasil a partir da década de 1980 e realizar um levantamento de ocorrências de letramento acompanhadas de especificador, verificando sua inserção teórica e seu campo de correspondências. A análise demonstra que, tal como se apresenta, ampla e confusamente, o conceito de letramento disputa negativamente com o próprio conceito de educação, esvaziando-o. E, embora se apresente como novidade e de caráter progressista, de fato, reproduz os modelos não críticos de educação, ora reforçando a perspectiva instrumentalpragmática, ora repercutindo as teses liberais idealistas. Conclui-se que a expansão do letramento e sua aplicação em contextos escolares e não-escolares (muitos dos quais querem negar a importância da educação escolar) não contribui para a educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorGOMES, Gisele Silva
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


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