dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Maria de Fátima Matos de | |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T19:32:51Z | |
dc.date.available | 2021-02-12T19:32:51Z | |
dc.date.issued | 2018-03-23 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Geila Santos de. Meio ambiente e educação socioambiental: a concepção de educadores nas escolas públicas em Santarém Pará. Orientadora: Maria de Fátima Matos de Souza. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) – Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/187. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/187 | |
dc.description.abstract | The current research has as a main target to Analyze the Environment Conception and the
Educator’s Socio environmental Education and its Reflexes on the Pedagogic Practices
regarding the Environmental Education developed at the Public School of the City of Santarém
– Pará. The methodological approach is constituted of qualitative and quantitative character,
comprehended as a study of case, and it presents, as data collecting tool, the semi open interview
and the closed questionnaire with teachers, directors and specialists at Education from two
Public Schools of Santarém – Pará, named in this research as “school A” and “school B”,
considering the following categories of analysis: 1- Knowledge concerning the Socio
environmental Education; 2 – School Contribution in the Socio environmental Education . It is
used the program Google forms for data tabulation and plotting, which is a tool of collect and
statistical analysis. The first activities were developed through distinct stages, which are:
definition of research locus; visit at schools to be aware of the school reality and the goals
explanation; and application of pre-test to check the questionnaire usability and understanding
alongside of the educators to apply them next. From the study of theoretical conceptions about
the Environment and Environmental Education, as well as the Pedagogic Political Project, the
educational legislations and, in front of the empirical research, the results show the conception,
by the educators, of the socio environmental education as a mechanism of comprehension of
the natural life associated to the social one, as a way to preserve the environment for the future
and the actual generations. However, in the pedagogic act, it is still conceived as a dissociated
theme from further areas of knowledge, demonstrating not to understand it nor applying it in
transversality. Connecting to these analyses, it is evaluated that, along general lines, the
teaching institutions develop disconnected and deficit socio environmental pedagogic practices
from the process of integral human formation. Result that expresses the necessity of better
pedagogic organization in which the thematic concerning plans and projects of interdisciplinary
way must be inserted, as well as the continuing education for professionals. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Educação socioambiental | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Meio ambiente e educação socioambiental: a concepção de educadores nas escolas públicas em Santarém Pará | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como finalidade principal Analisar a Concepção de Meio Ambiente e
Educação Socioambiental dos Educadores e seus Reflexos nas Práticas Pedagógicas de
Educação Ambiental Desenvolvidas na Escola Pública do Município de Santarém - Pará. A
abordagem metodológica constitui-se de cunho quantitativo e qualitativo, compreendida como
um estudo de caso, e apresenta, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiaberta
e o questionário fechado com professores, gestores e especialistas em educação de duas escolas
estaduais de Santarém-Pará, denominadas nesta pesquisa como “escola A” e “escola B”,
considerando as seguintes categorias de análise: 1 Conhecimento em relação à Educação
Socioambiental; 2 Contribuição da escola na Educação Socioambiental. Para a tabulação de
dados e plotagem utiliza-se o programa Google Forms que é uma ferramenta de coleta e análise
estatística. As atividades iniciais foram realizadas através de distintas etapas, sendo elas:
definição do lócus da pesquisa; visita às escolas para conhecimento da realidade escolar e
exposição dos objetivos; e aplicação de pré-teste para verificar a viabilidade e o entendimento
do questionário junto aos educadores para em seguida aplicá-los. A partir do estudo das
concepções teóricas sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, bem como do Projeto
Político Pedagógico, das legislações educacionais e diante da pesquisa empírica, os resultados
revelam a concepção, pelos educadores, da educação socioambiental como mecanismo de
compreensão da vida natural associada à vida social, como forma de preservar o meio ambiente
para as gerações atuais e futuras. No entanto, no fazer pedagógico, ainda a concebem como
tema dissociado às demais áreas do conhecimento, demonstrando não o compreender e nem
aplicar na transversalidade. Atrelando a essas análises, avalia-se que, em linhas gerais, as
instituições de ensino desenvolvem práticas pedagógicas socioambientais deficitárias e
desconexas do processo de formação humana integral. Resultado que expressa a necessidade
de melhor organização pedagógica na qual se deve inserir a temática nos planos e projetos de
forma interdisciplinar, bem como a formação continuada aos profissionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Geila Santos de | |
dc.publisher.department | Centro de Formação Interdisciplinar | pt_BR |