Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1LELLIS, Irani Lauer
dc.date.accessioned2021-02-18T14:56:36Z
dc.date.available2021-02-18T14:56:36Z
dc.date.issued2018-08-27
dc.identifier.citationSANTANA, Franciane Aguiar. Conhecimento de docentes sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino superior de enfermagem em Santarém-Pará. Orientadora: Irani Lauer Lellis. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/227. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/227
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICTs) stand out as important characteristics of contemporary society and foster transformations that are currently the target of diferente fields of research. Thus, the general objective of this study was to understand the use of Information and Communication Technologies (ICT) by teachers of the nursing course in private and public institutions of Santarem-Para. This is a field research with a qualitative and descriptive approach, carried out in three institutions of higher education in Santarem, through a semi-structured interview with 29 teachers of the nursing course. For the analysis of the data, we used the Bardin Content Analysis with emphasis on the thematic analysis. The results showed that for the interviewed teachers, the use of ICT as na educational resource contributed to the innovation process, since the technologies work as a means to facilitate the life of the human being, contribute to the process of teaching and learning, facilitating the approximation between theory and practice, helping to stimulate students' creativity, favoring the emergence of projects and advances in teaching and research. For the teachers in question, among the new roles of the higher education teacher in relation to ICT, are the facilitator and mediator in the teaching-learning process, adding the use of these technologies in their favor, besides acting as leaders in the projection in the educational environment. Among the main technologies used by teachers in this research are: datashow, cellular, television, computer, internet, virtual libraries, internet and whatsApp. This work can contribute to the nursing professors, so that they rethink the use of these technologies in the context of teaching and learning, favoring the application for pedagogical purposes. Although teachers recognize the importance of using ICTs and even work through them, more studies are needed on this use in health education, as well as programs and actions that favor and enhance the use of these technologies, especially in the undergraduate nursing course, the aim of this research. It can be seen, therefore, that there is a lack and demand of these studies and actions mainly in relation to institutions of the northern region of the Country.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleConhecimento de Docentes sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Superior de Enfermagem em Santarém-Parápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se destacam como importantes características da sociedade contemporânea e propiciam transformações que são atualmente alvo de distintos campos de investigação. Assim, o objetivo geral deste estudo foi compreender sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por docentes do curso de enfermagem em Instituições particulares e pública de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e descritiva, realizada em três Instituições de ensino superior de Santarém, por meio da entrevista semiestruturada com 29 docentes do curso de enfermagem. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de conteúdo de Bardin com ênfase na análise temática. Os resultados mostraram que para os docentes entrevistados o uso das TIC como recursos educacionais colaborou para o processo de inovação, uma vez que as tecnologias funcionam como meios que vieram para facilitar a vida do homem, contribuir para o processo ensino-aprendizagem, facilitando a aproximação entre teoria e prática, ajudando a estimular a criatividade dos alunos, favorecendo o surgimento de projetos e avanços no ensino e na pesquisa. Para os docentes em questão, entre os novos papéis do professor do ensino superior frente às TIC, estão o de facilitador e de mediador no processo ensino-aprendizagem, agregando o uso destas tecnologias ao seu favor, além de atuarem como líderes na projeção digital no ambiente educacional. Entre as principais tecnologias utilizadas por docentes nesta pesquisa, estão: datashow, celular, televisão, computador, internet, bibliotecas virtuais, internet e whatsApp. Este trabalho pode contribuir com os docentes enfermeiros, de maneira que estes repensem o uso destas tecnologias no contexto do ensino e aprendizagem, favorecendo a aplicabilidade para fins pedagógicos. Apesar de os docentes reconhecerem a importância do uso das TIC e até atuarem por meio destas, fazem-se necessários mais estudos sobre esse uso no ensino da saúde, além de programas e ações que favoreçam e potencializem o uso destas tecnologias, especialmente no curso de graduação em enfermagem, alvo desta pesquisa. Percebe-se, assim, que há uma carência e demanda destes estudos e ações principalmente emrelação a instituições da região norte do País.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorSANTANA, Franciane Aguiar
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto