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dc.contributor.advisor1MANCUSO, Sebastian
dc.date.accessioned2021-02-28T13:01:04Z
dc.date.available2021-02-28T13:01:04Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationAMORIM, Silvinho Campos. Estudo das construções geométricas básicas pelos métodos tradicional e dinâmico no 8º ano do ensino fundamental. Orientador: Sebástian Mancuso. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/394 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/394
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria tradicional e dinâmicapt_BR
dc.subject8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleEstudo das construções geométricas básicas pelos métodos tradicional e dinâmico no 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O ensino da Matemática, apesar de ainda apresentar-se nos moldes do ensino tradicional, já se percebe que ele vem deixando de ser visto e tido como aquele que apenas reprova, que faz o aluno evadir-se da escola por causa dele. Esta pesquisa abordou sobre estudo das construções geométricas básicas pelos métodos tradicional e dinâmico no 8o. Ano do Ensino Fundamental. Trata- se de uma pesquisa de natureza altamente bibliográfica. Objetivo: O objetivo deste estudo foi apresentar algumas atividades didático-metodológicas permitidas pelo auxílio do software Geogebra e de forma tradicional em função do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Resultados: A pesquisa revelou que a geometria dinâmica é capaz de ampliar o gosto do aluno pelo conhecimento, ajudando-o na compreensão da ideia de que a matemática deve estar contemplada em todos os lugares, nas mais variadas formas e em todas as suas dimensões. Conclusão: O estudo mostrou que é possível organizar momentos que contemplem diferentes ferramentas e metodologias para o ensino de geometria no espaço escolar e que colaborem no efetivo aprendizado e desenvoltura dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorAMORIM, Silvinho Campos
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


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