dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Manoel Roberval Pimente | |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T02:29:51Z | |
dc.date.available | 2021-03-11T02:29:51Z | |
dc.date.issued | 2018-09 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Rubem Silvaney Maia da. A abordagem CTS na aplicação de um livreto interativo digital sobre a física da terapia do câncer. Orientador: Manoel Roberval Pimentel Santos. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/463. Acesso: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/463 | |
dc.description.abstract | The teaching of Physics in Brazil has been marked by diverse problems,
mainly due to the difficulties of learning and interest on the part of the students, the
classes of the discipline Physics still are seen by the students as a tangle of formulas
without contextualization with the daily life. In view of this scenario, it is necessary to
develop differentiated proposals that allow the exploration of several possibilities of
learning in physics teaching, in order to awaken in students a critical sense and
interactive learning. E One of the alternatives was to gather information and
animations on cancer issues using an Interactive Digital Booklet (LID), where
students had concentrated information with animations and simulations. This
dissertation discusses the teaching of Physics based on the approach Science,
Technology and Society (CTS), leading the students to reflections for the
construction of critical sense and production of their points of view regarding the
subject matter. The LID was applied in a class of third year of high school and later
carried out the analyzes that it was realized the acceptability and learning of the
cancer theme and the physical knowledge related to this theme. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Livreto | pt_BR |
dc.subject | Interativo | pt_BR |
dc.subject | Digital | pt_BR |
dc.subject | CTS | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.title | A abordagem CTS na aplicação de um livreto interativo digital sobre a física da terapia do câncer | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2300989045996152 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Física no Brasil tem sido marcado por problemas diversos, sobretudo
pelas dificuldades de aprendizagem e pela falta de interesse por parte dos alunos.
As aulas da disciplina Física ainda são vistas pelos alunos como um emaranhado de
fórmulas sem contextualização com o cotidiano. Diante deste cenário, observa-se a
necessidade de desenvolver propostas diferenciadas que permitam explorar várias
possibilidades de aprendizagem no ensino de Física, de modo a despertar, nos
estudantes, o senso crítico e a aprendizagem interativa. A partir daí, viu-se uma
forma de reunir informações e animações, sobre a temática Câncer, utilizando um
Livreto Interativo Digital (LID), em que os alunos tiveram informações concentradas,
com animações e simulações. Esta dissertação discute o ensino de Física pautado
na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), conduzindo os educandos a
reflexões para a construção de senso crítico e produção de seus pontos de vistas a
respeito do tema tratado. O LID foi aplicado em uma turma de terceiro ano, do
ensino médio e após realização de análise de materiais produzidos pelos
estudantes, percebeu-se a aceitabilidade e aprendizagem da temática e dos
conhecimentos físicos referente a esta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Rubem Silvaney Maia da | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |