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dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Rodolfo Maduro
dc.date.accessioned2021-03-11T03:37:17Z
dc.date.available2021-03-11T03:37:17Z
dc.date.issued2018-12-04
dc.identifier.citationPINTO, Ider Erivan Porto. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa. Orientador: Rodolfo Maduro Almeida. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/469. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/469
dc.description.abstractThe present Work brings reflexions about the difficulties of the physical teaching in locked places. Motivated by the searching of new instruments educational to the education behind bans the goal of this work is the application of strategies methodologic since of the use of technologies of information and communication (TIC¹s) emphasizing the experimentation virtual whit the uses of simulators educational together with the learning by investigation and significative learning. For many, as instruments to realize, was used a research bibliographic qualitative. The samples were collected for questioners of characterization of class ,of levels of intention of the content and individual report of the pupils in privation of freedom ,before and after of application of methodologic strategies, whit the result of compare and analyse, identify its efficiency in the educational process, considering all the limitations possible about this lounge, the less of minimum structure to the teaching learning of physics’, and even so of sciences in a general way, besides the particularities of each criminal establishment, the study looks yet contextualize the reality of the school in surrounding of no liberty and the profile of the pupils to promote a methodology centralized in them, from now to their particularities and its knowledge denoted in its pedagogic will be a instrument significant of enormous educational value ,considering the massive lack of compatible material with the theme in study, contributing of a significative way to improve learning presented in criminal school. Serving of support material to the teacher of physics, inside of the context of prisoned education, showing that many difficulties appear in each day, braving future opportunities to the creation of new work hart bring methodologic alternatives to the consolidation and a good efficiency of education in spaces of privacy of freedom, with a more human way and other direction as the main character.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEducação Prisionalpt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectSimuladorespt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.titleO uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668552061468301pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz reflexões sobre as dificuldades do ensino de Física em ambientes prisionais. Motivado pela busca de novos instrumentos educacionais para a educação entre grades, o objetivo deste trabalho é a aplicação de estratégias metodológicas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), enfatizando a experimentação virtual, com uso de simuladores educacionais em conjunto com o ensino por investigação e a aprendizagem significativa. Para tanto, como instrumentos para referendar-se, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários de caracterização da turma, de níveis de aprofundamento do conteúdo e relatos individuais dos alunos em privação de liberdade, antes e depois da aplicação da estratégia metodológica, com a finalidade de compará-los e analisá-los, identificando sua eficiência no processo educacional, considerando todas as limitações possíveis desse tipo de ambiente, a falta de estrutura mínima para o ensino-aprendizado de Física, e até mesmo de Ciências de um modo geral, além das particularidades de cada estabelecimento penal. O estudo visa ainda contextualizar a realidade da escola em ambientes de privação de liberdade e o perfil dos alunos, para promover uma metodologia centralizada nestes, a partir de suas particularidades e seu conhecimento empírico denotados em suas experiências adquiridas. A produção didático-pedagógica será um instrumento de enorme valor educacional, considerando a enorme carência de material compatível com o tema abordado, contribuindo de maneira significativa para a minimização das dificuldades apresentadas em escolas prisionais, servindo como material de apoio aos demais professores de Física, inseridos no contexto da educação prisional, salientando que muitos obstáculos surgem a cada dia que passa, proporcionando futuras oportunidades para a idealização de novos trabalhos que busquem alternativas metodológicas para a consolidação e maior eficiência da educação em espaços de privação de liberdade, de forma mais humana e descentralizadora quanto ao personagem principal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATASpt_BR
dc.creatorPINTO, Ider Erivan Porto
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


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