dc.contributor.advisor1 | ALMEIDA, Rodolfo Maduro | |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T03:45:43Z | |
dc.date.available | 2021-03-11T03:45:43Z | |
dc.date.issued | 2018-10-26 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Gledson Gomes da. Utilização do smartphone como instrumento de ensino de física no estudo do movimento. Orientador: Rodolfo Maduro Almeida. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/470. Acesso: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/470 | |
dc.description.abstract | In the middle of an era of technical-scientific innovation, there are innumerable
pedagogical opportunities related to the technological resources available for the
teaching-learning process. The smartphone as a didactic strategy was the resource
chosen because it is a portable resource, widespread among high school youth, and
also used almost always improperly during classes, which has caused problems for
many teachers. Thus, it was demonstrated that there are ways to use this tool with
enormous didactic potential in Physics teaching, in order to present in a practical way
some concepts, to promote a more interactive learning, as well as to show the
evolution of a traditional education based only on transmission of knowledge to an
innovative model that stimulates reflection and critical thinking in the student. Thus,
through the experimentation, with the use of the smartphone, we sought to verify
laws and theories of physical kinematics, facilitate learning and understanding and
application of concepts related to uniform movement (MU) and uniformly varied
movement (MUV). The objective of this work is to develop a methodological proposal
for the teaching of the movements with the use of application in the smartphone as a
tool for teaching content for the first year of high school. A bibliographic research was
carried out initially, complemented by a field survey at a school in the state school of
Santarém, state of Pará. The materials used were smastphones, Microsoft platform
(Excel), Google Earth program, for data collection of data and subsequent
presentation. The results showed that the students had a significant improvement in
the level of learning after the practical activities, there was an excellent interactivity
between the students and the teacher. Therefore, we suggest other studies to be
carried out to carry out a more in-depth investigation regarding the use of these
portable devices during physics classes and who knows in other subjects. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.title | Utilização do smartphone como instrumento de ensino de física no estudo do movimento | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | Em meio a uma época de inovação técnico-científica são observadas inúmeras
oportunidades pedagógicas relacionadas aos recursos tecnológicos disponíveis para
o processo de ensino aprendizagem. O smartphone como estratégia didática foi o
recurso escolhido por ser um recurso portátil, bastante difundido entre os jovens do
ensino médio, e por ser também utilizado quase sempre de forma imprópria durante
as aulas, o que tem causado transtornos para muitos professores. Sendo assim, foi
demonstrado que existem maneiras de se utilizar esta ferramenta de enorme
potencial didático no ensino de Física, de forma a apresentar de maneira prática
alguns conceitos, promover uma aprendizagem mais interativa, bem como mostrar a
evolução de uma educação tradicional baseada apenas na transmissão de
conhecimento para um modelo inovador que estimule no aluno a reflexão e o
pensamento crítico. Assim, por meio da experimentação, com o uso do smartphone,
buscou-se verificar leis e teorias da Cinemática física, facilitar a aprendizagem e
compreensão e aplicação de conceitos relacionados ao movimento uniforme (MU) e
ao movimento uniformemente variado (MUV). O objetivo deste trabalho é
desenvolver uma proposta metodológica para o ensino de movimento com o uso de
aplicativo no smartphone como ferramenta de ensino de conteúdos para o primeiro
ano do Ensino Médio. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica,
complementada por uma pesquisa de campo em uma escola da rede estadual de
ensino do Município de Santarém, estado do Pará. Os materiais utilizados foram
aparelho smartphone, plataforma da Microsoft (Excel), programa Google Earth, para
a coleta de dados e posterior apresentação. Os resultados obtidos demonstraram
que os alunos tiveram uma significativa melhoria no nível de aprendizado após as
atividades práticas, houve uma ótima interatividade entre os alunos e o professor.
Sendo assim, sugere-se outros estudos a serrem realizados para poder realizar uma
investigação mais aprofundada em relação à utilização desses aparelhos portáteis
durante as aulas de física e quem sabe em outras matérias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Gledson Gomes da | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |