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Usos e sentidos das TDICS na Amazônia: Os desafios em implantar a TI verde em uma escola de ensino médio de tempo integral em Santarém-Pa
dc.contributor.advisor1 | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2021-03-20T19:11:21Z | |
dc.date.available | 2021-03-20T19:11:21Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Gisele Vidal. Usos e sentidos das TDICS na Amazônia: Os desafios em implantar a TI verde em uma escola de ensino médio de tempo integral em Santarém-Pa. Orientadora: Tania Suely Azevedo Brasileiro. 2019. 265f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/501 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/501 | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.subject | TDICS | pt_BR |
dc.subject | TI Verde | pt_BR |
dc.subject | Amazônia | pt_BR |
dc.title | Usos e sentidos das TDICS na Amazônia: Os desafios em implantar a TI verde em uma escola de ensino médio de tempo integral em Santarém-Pa | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investiga de que maneira as TDICs podem se constituir como possibilidades didáticas de ensino e de aprendizagens, promotoras dos princípios de uma educação integral politécnica com responsabilidade socioambiental, em uma escola de ensino médio de tempo integral de Santarém-Pa. Para tal, nos propomos: mapear as condições de infraestrutura logística, tecnológica e de recursos humanos para uma formação humana na perspectiva da educação integral politécnica; analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como ferramenta pedagógica de interação e colaboração no ambiente escolar e sua contribuição aos processos de ensino e aprendizagem; identificar iniciativas e/ou práticas sustentáveis que demonstrem integrar as TDICs à sala de aula do ensino médio de tempo integral e ao mundo do trabalho; analisar desafios e benefícios do uso da TI Verde nesse espaço educacional; potencializar o uso da TI Verde no espaço escolar e favorecer a consciência socioambiental. O estudo é de abordagem qualitativa, em que recorremos à revisão de literatura, pesquisa documental e empírica, do tipo pesquisa-ação crítico-colaborativa, com instalação do grupo de formação reflexiva colaborativa na escola estudada. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista, questionário, diário de campo da pesquisadora e registros fotográficos. Participaram da pesquisa 11 professores, 02 representantes da gestão, 03 Formadores do Núcleo Tecnológico Educacional do Estado, e os 88 alunos do ensino médio de uma escola de tempo integral de Santarém-Pa. Os resultados do estudo mostraram, a princípio, que as condições de infraestrutura logística e tecnológica não atendem as necessidades de uma escola que se propõe a oferecer uma educação integral; há discussão sobre sustentabilidade, mas sem ações efetivas no contexto escolar; insipiente conhecimento sobre TI Verde por parte dos professores e quase nenhum por parte dos alunos; o reconhecimento de que a TI Verde está se manifestando como uma tendência no campo da tecnologia e uma alternativa para potencializar as ações sustentáveis no espaço escolar. Diante do exposto, concluímos que: i) a implantação do nível tático da TI Verde na escola é uma alternativa viável para a promoção de uma educação integral sustentável; ii) a implantação de forma colaborativa dos 4Ps (Postura, Prática, Política e Produção) da TI Verde na escola foi uma experiência exitosa, mostrando mudanças de comportamentos dos jovens estudantes, contribuindo com sua formação mais integral; iii) a produção de vídeos de bolso de autoria, no âmbito da pesquisa, apontou uma alternativa para atribuir sentidos às TDICs, tornando o conteúdo mais atrativo ao aluno, com foco na aprendizagem e no aprendiz, além de enriquecer os ambientes educativos; iv) as TDICs podem promover o envolvimento de educadores e educandos caminhando engajados nos processos de ensinar e aprender, bem como estimula a formação continuada dos professores. Experiência essa da TI Verde que poderá ser estendida às demais instituições educacionais, para se criar e/ou fortalecer o uso das TDICs com responsabilidade socioambiental. Nesse processo pedagógico se promove uma formação cidadã corresponsável sócio-ambientalmente, podendo inferir que os usos das TDICs no cenário da educação integral encontram sentido quando empregam os pressupostos da TI Verde de forma colaborativa e crítica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Gisele Vidal | |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica | pt_BR |