Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
dc.date.accessioned2021-03-20T19:22:10Z
dc.date.available2021-03-20T19:22:10Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSOUSA, Lília Travassos de. Políticas Educacionais: ações indutoras de educação integral na rede municipal de Belterra/PA (2012/2018). Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2020. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/502pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/502
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.titlePolíticas Educacionais: ações indutoras de educação integral na rede municipal de Belterra/PA (2012/2018)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, aborda as políticas educacionais indutoras de Educação Integral a partir da análise das ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação do município de Belterra/PA, no período de 2012 a 2018. O recorte temporal deve-se ao período em que foram implementadas as primeiras ações indutoras de Educação Integral no município. O aporte teórico apoia-se nas concepções sobre Educação Integral e em Tempo Integral de autores como Arroyo (2012), Cavalieri (2007), Coelho (2009), Gadotti (2009), Gomes (2017), Lima e Almada (2013), assim como, nas reflexões acerca da implementação de Políticas Públicas Educacionais de Goch, Colares e Gomes (2017), Perez (2010), Santos (2016), Secchi (2012) e as legislações vigentes. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica, levantamento e análise documental. A ideia de Educação Integral vem sendo abordada na educação desde a Grécia Antiga, e dependendo do tipo de corrente filosófica que a embase adquire diferentes enfoques. O amparo legal brasileiro iniciou a partir da Constituição Federal de 1988, a qual em seu Art. 205 determina como direito de todo cidadão o seu pleno desenvolvimento, e na LDB nº 9.394/96 esse tipo de Educação fica associado a ampliação da Jornada Escolar, tendo como principais modelos educacionais de aumento do tempo escolar o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR) e Centros Integrados de Educação Popular (CIEPs), experiências desenvolvidas no Brasil na década de 1950 e 1980, respectivamente. Em relação aos resultados obtidos por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) do município de Belterra, verificamos que esta não desenvolveu ações locais de Educação Integral, mas, implementou políticas educacionais do governo federal tais como o Programa Mais Educação (PME) em 2012 e a partir do ano de 2016 do Programa Novo Mais Educação (PNME). Percebeu-se a importância das escolas constituírem conselho escolar, transformando-o em uma Unidade Executora (UEx), a fim de receber os recursos transferidos pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para os programas indutores de Educação Integral, e que a continuidade dos recursos destinados as escolas está intrinsecamente ligada a adimplência nas prestações de contas anuais. Outro fator identificado foi o atraso no repasse das verbas para a execução do PME e PNME, ocasionando paralização, mesmo que temporária, das atividades cujo objetivo principal é melhorar a aprendizagem dos estudantes com baixo desempenho escolar e com vulnerabilidade social, mediante a ampliação do currículo escolar e do tempo de permanência na escola. Apesar da Educação Integral não estar intrinsecamente ligada a extensão do tempo escolar, evidenciamos que para melhor efetivá-la devemos pensar em uma ampliação de tempos e espaços de formação, considerando o tripé formador da Educação Integral: Currículo, tempo e espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSOUSA, Lília Travassos de
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto