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dc.contributor.advisor1COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
dc.date.accessioned2021-03-20T19:41:05Z
dc.date.available2021-03-20T19:41:05Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSILVA, Nirlanda Figueiredo da. O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2019. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.titleO Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o estado do conhecimento, elencando as pesquisas da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD, do qual fazem parte, a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e a UFOPA. Tais pesquisas versam sobre políticas indutoras de educação integral, das quais se destacam o Programa Mais Educação – PME (BRASIL, 2007) e o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (BRASIL, 2009). Teve por objetivo analisar as concepções de educação integral das dissertações defendidas no período de 2016 a 2018. É um estudo realizado por meio de análise bibliográfica e documental. A pesquisa está embasada nas reflexões Cavaliere (2014) e Gadotti (2009) acerca de educação integral; em relação aos conceitos de política, consideramos os estudos Höfling (2001). Verificou-se, a partir da leitura das dissertações, que o PME e o ProEMI são evidenciados como políticas públicas indutoras de educação integral, que unificam ações que beneficiam a comunidade escolar. Entretanto, a partir das experiências descritas pelas dissertações, verifica-se que tais programas necessitam de uma ampla discussão, em virtude de apresentarem lacunas que impedem o bom andamento das atividades. A análise dos textos mostra que, embora haja discussão relacionada à temática da educação integral, ainda existem concepções que não estão de acordo com suas premissas. O relato dos autores enfatiza que, embora se tenha obtido avanços, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual dos alunos, ainda há necessidade de ajustes, sobretudo, no que se refere à concepção do que seja educação integral. As pesquisas evidenciaram também, a importância de se considerar o contexto no qual estão inseridos e que, a região Oeste do Pará contém especificidades, tais como, as dificuldades de deslocamento para algumas áreas e precariedade na estrutura física das escolas; fatores que devem ser considerados. Tendo em vista esses aspectos, as pesquisas descritas são de suma importância para a ampliação do debate sobre educação integral, tendo em vista que, os envolvidos não têm clareza de suas concepções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSILVA, Nirlanda Figueiredo da
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


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