dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Ediene Pena | |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T16:24:38Z | |
dc.date.available | 2021-03-23T16:24:38Z | |
dc.date.issued | 2016-06-01 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Andréa Consoelo Cunha da. A formação intelectual de jovens do ensino médio: caminhos e possibilidades para o pensar autônomo. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. Coorientador: Luiz Percival Leme Britto. 2016. 113 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/513 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/513 | |
dc.description.abstract | This research investigates the intellectual training of public high school young students. And
tries to answer the following question: How does high school students of the Pará State Eas tern Region Federal University Linguistic Study Group, in Santarém, develop themselves in telectually in contact with the University environment, rich in different academic and intellec tual experiences? This study was based upon Theodor Adorno Critical Theory and other rese archers. The literature review testified that there are few research works regarding the intelec tual training of high school young students within systematic formative experiences such as
the scientific study iniciation provided by the GELOPA Linguistic Study Group. The research
opted for a longitudinal monitoring between August 2014 to August 2015 which corresponds
to the duration of the PIBIC-EM Scientific Iniciation Scholarship. The research was develo ped through a Case Study and the data was collected via the application of questionaires and
semi structured interviews to the students. The content of the questionaires and the interviews
pointed out that there is a building of knowledge inherent to the scientific research and also
that they reflected in a new organization of thoughts and in the dvelopment of autonomous
thinking before the reified concepts common in school environment. A qualitative approach
was conducted for the analysis of the collected data, in the first part of the study, the model of
ethnographic profile narratives were used base upon the works of Bernard Lahire (2004),
then, the analysis was done by taking into account the categories that emerged during data
processing. This research investigated six 2nd graders of a State public high school. The re sults demonstrated that the young students had a relevant intellectual gain during the period of
time that they were in contact with different formative experiences in the GELOPA Linguistic
Study Group, since they had an increase in scientific knowledge, resignfication of already
known concepts about their mother language, descoveries of cognitive potentials, deve lopment of self evaluation, confidence building, and group work skills. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | http://www.ufopa.edu.br/ppge/index.php?option=com_content&view=article&id=213&Itemid=188 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Formação intelectual | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.title | A formação intelectual de jovens do ensino médio: caminhos e possibilidades para o pensar autônomo | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4491167935227806 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5534688833865842 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa dedica-se a investigar a formação intelectual de jovens do Ensino Médio públi co. Por isso, parte do seguinte questionamento: Como os alunos do Ensino Médio, bolsistas
do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA), da Universidade Federal do
Oeste do Pará, em Santarém, se desenvolvem intelectualmente em contato com o ambiente
universitário que oportuniza diferentes experiências acadêmicas intelectuais? Para tanto, fun damentou-se no pensamento de Theodor Adorno com ancoragem na Teoria Crítica, entre ou tros que apoiaram teoricamente este estudo. Assim, foi feita uma simplificação da revisão da
literatura que acusou que existem poucos trabalhos que contemplam a formação intelectual de
jovens alunos do ensino médio por meio de experiências formativas sistemáticas como a ini ciação científica. A pesquisa apoiou-se no acompanhamento longitudinal correspondente ao
período de vigência da bolsa de Iniciação Científica do PIBIC-EM que durou de agosto de
2014 a agosto de 2015. Tratou-se de um estudo de caso e teve como instrumentos de coleta de
dados questionários e entrevista semiestruturada com os bolsistas. O conteúdo do questionário
somado ao das entrevistas indicou a construção de conhecimentos inerentes ao processo de
pesquisa científica e mais ainda, incidiu em novas organizações do pensamento e ao desen volvimento do pensar autônomo diante dos conceitos reificados comuns na escola. As análi ses foram feitas à luz da pesquisa qualitativa. Em relação à análise dos dados, inicialmente foi
utilizado o modelo de narrativas de perfil etnográfico, inspirado nos trabalhos de Bernad La hire (2004) e depois foi feita a análise a partir das categorias que emergiram durante o trata mento dos dados. A pesquisa contou com a participação de seis alunos do 2º ano, oriundos de
uma escola pública estadual de ensino médio. A princípio emergiu a categoria formação e
com o tratamento dos dados surgiram as categorias: experiência, autonomia, criticidade e au toconfiança. Os resultados demonstram que os jovens tiveram ganho intelectual relevante
durante o período em que estiveram em contato com diferentes experiências formativas por
meio da iniciação científica no GELOPA, pois possibilitou, segundo os depoimentos, a am pliação de conhecimentos, ressignificação de concepções já existentes em relação à língua,
descoberta de potenciais cognitivos, desenvolvimento da autorreflexão, aquisição de auto confiança e habilidades para trabalhar em grupo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE::TEORIA CRÍTICA | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | PRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS. | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | EDUCAÇÃO. ENSINO MÉDIO.TEORIA CRÍTICA | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Andréa Consoelo Cunha da | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |