dc.contributor.advisor1 | COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa | |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T23:07:24Z | |
dc.date.available | 2021-03-23T23:07:24Z | |
dc.date.issued | 2015-12-01 | |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Elenise Pinto de. Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2015. 186 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/516 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/516 | |
dc.description.abstract | The current paper aims to analyze the conceptions that orient the pedagogic
coordinators’ practices from the public schools of Santarém in front of the
effectuation regarding the democratic management, in order to understand how
the conceptions get materialized at the school everyday practice,considering the
school reality and the actions guided by the Ayrton Senna Institute for the
municipal education policy.The qualitative approach was adopted, as the
theoretical –methodological option and, as methodological procedures, the
literature review and the focal group execution, having as subjects the egressing
pedagogic coordinators of the specialization course on Pedagogic Coordination
- Santarém campus, offered by the Universidade Federal do Oeste do Pará in
the period from 2012 to 2013 and who work at the public schools of the city. The
research identified that the pedagogic coordinators’ routine is full of multiple
tasks, with a precarious infrastructure work; The actions are guided by an Agenda
of Activities scheduled by the Ayrton Senna Institute. The school management
experienced by the pedagogic coordinators presents democratic elements such
as the existence of the directors’ election, school council, political –pedagogic
projects and school heads with a participative profile, nevertheless indicatives of
centralization regarding the making of decisions is still present.The overload of
tasks and the deviation to other activities still represent the pedagogic
coordinators’ routine. The democratic management is seen not just as the
presence of elements apparently democratic at the school environment. It is a
political process and therefore, educational. It implies the redefinition of the
school role in society, the reflection on how to contribute to the objective of the
education, which is the human background. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Administração educacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Concepções e práticas | pt_BR |
dc.title | Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.affiliation | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1699980372053932 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | http://orcid.org/0000-0002-5915-6742 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções que orientam as
práticas dos coordenadores pedagógicos da rede pública de Santarém frente à
efetivação da gestão democrática, de modo a entender como as concepções se
materializam no cotidiano, considerando a realidade escolar e as ações
orientadas pelo Instituto Ayrton Senna para a política municipal de educação.
Adotou-se, como opção teórico-metodológica, a abordagem qualitativa e, como
procedimentos metodológicos, a revisão de literatura e a realização de grupo
focal, tendo como sujeitos os coordenadores pedagógicos egressos do Curso de
Especialização em Coordenação Pedagógica – Polo Santarém, oferecido pela
Universidade Federal do Oeste do Pará no período de 2012 a 2013 e que atuam
na rede pública do município. A pesquisa identificou que o cotidiano das
coordenadoras pedagógicas é sobrecarregado de múltiplas tarefas, com uma
infraestrutura de trabalho precária; as ações são direcionadas por uma agenda
de atividades proposta pelo Instituto Ayrton Senna; a gestão escolar vivida pelas
coordenadoras pedagógicas, apresenta elementos democráticos como a
existência de eleição de diretores, conselhos escolares, projetos políticos pedagógicos e direções escolares com perfil participativo, todavia ainda há
indicativos de centralização nas tomadas de decisões. Concluiu-se que a
sobrecarga de tarefas e desvio para outras atividades ainda constitui o cotidiano
do coordenador pedagógico. Compreende-se que gestão democrática não é
simplesmente a presença de elementos aparentemente democráticos no
ambiente escolar. É um processo político e por conseguinte, educativo. Implica
na redefinição do papel da escola na sociedade, na reflexão sobre como
contribuir para o objetivo da educação que é a formação humana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::EDUCAÇÃO::ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | EDUCAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.creator | ARRUDA, Elenise Pinto de | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |