dc.contributor.advisor1 | COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa | |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T23:42:02Z | |
dc.date.available | 2021-03-23T23:42:02Z | |
dc.date.issued | 2016-02-12 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Gerusa Vidal. Educação de tempo integral em Santarém: ações da secretaria municipal de educação no período de 2008 a 2014. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2016. 176 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/518 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/518 | |
dc.description.abstract | For the full formation of the person an extensive knowledge is necessary, skills and values
that go beyond cognitive learning that generally the school provides. This set can be called
integral education. The objective of the research reported in this thesis was to identify the
actions that the City Department of Education of Santarém–SEMED developed from 2008 to
2014, seeking to meet the national principles and policy guidelines of integral education. The
choice of the period took place according: a) the implementation of the More Education
Program, nationwide (Ministerial Decree No. 17/2007); b) the regulation of the Development
and Basic Education Maintenance and Enhancement of Education Professionals Fund (Law
No. 11,494 / 2007) and c) local initiatives for expansion of school time. The historical and
documentary research consisted in the analysis of documents of the Santarém City Hall,
including Semed reports; educational projects in schools and in Semed; budget plans of the
municipality; ordinances and local laws; manning of educational sectors and schools;
documents FNDE and Fundeb. There were also on site visits in all-day schools and
supplementary services, and Semed. For the discussion of the data we use the technique of
bibliographical and documentary analysis, being mainstreamed by content categories:
funding, infrastructure, curriculum and profile of the professionals involved in integral
education. The results show the existence of two expansion strategies of school time in the
network of municipal schools in Santarém: full-time schools and full-time students, the latter
being the most used by Semed to suit the financial reality of the city. The most appropriate
strategy was to set complementary service schools, whose service organization can reach
more students. However, these same strategies were weakened by reducing working hours
and salary allowances, change of function and transfer of these workers to other sectors. We
conclude that Semed strategies constitute government policies (still fragile and sporadic)
designed for full-time education untill that projects weaken or disappear when changes of
managers and / or government teams occur. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação de tempo integral em Santarém: ações da secretaria municipal de educação no período de 2008 a 2014 | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9120468341824192 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | http://orcid.org/0000-0002-5915-6742 | pt_BR |
dc.description.resumo | Para a formação plena de uma pessoa são necessários um conjunto amplo de conhecimentos,
habilidades e valores, que vão além das aprendizagens cognitivas que a escola propicia. O
objetivo desta dissertação foi identificar as ações que a Secretaria Municipal de Educação de
Santarém – Semed desenvolveu no período de 2008 a 2014, buscando atender aos princípios e
orientações políticas nacionais de educação integral. A escolha do período para realização da
pesquisa deu-se em função da implantação do Programa Mais Educação, de abrangência
nacional (Portaria Interministerial nº 17/2007), a regulamentação do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação –
Fundeb (Lei nº 11.494/2007), bem como as iniciativas locais de ampliação do tempo escolar.
A pesquisa histórica e documental consistiu na análise de documentos da Prefeitura Municipal
de Santarém, incluindo relatórios da Secretaria de Educação; projetos pedagógicos das escolas
e da Semed; planos orçamentários do município; portarias e leis municipais; lotações dos
setores pedagógicos e das escolas; documentos do FNDE e Fundeb. Foi necessário ainda
realizar visitas in loco nas escolas de tempo integral e de atendimento complementar, e na
Semed. Para a discussão dos dados utilizamos a técnica da análise bibliográfica e documental,
sendo os conteúdos transversalizados pelas categorias: financiamento, infraestrutura, currículo
e perfil dos profissionais envolvidos com a educação de tempo integral. Os resultados
mostram a existência de duas estratégias de ampliação do tempo escolar no município: escola
de tempo integral e o aluno de tempo integral, sendo esta última a mais utilizada pela Semed
para atender a realidade financeira do município. A estratégia mais adequada foi instituir
escolas de atendimento complementar, cuja organização de atendimento consegue atingir
maior número de alunos. No entanto, essas mesmas estratégias foram fragilizadas pela
redução de carga horária e dos abonos salariais, mudança de função e transferência desses
profissionais para outros setores. Concluímos que as estratégias da Semed constituem ações,
ou seja, políticas de governo de educação de tempo integral, na medida em que os projetos
para esse fim enfraquecem ou desaparecem na medida em que ocorrem mudanças de governo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | EDUCAÇÃO. POLÍTICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Gerusa Vidal | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |