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dc.contributor.advisor1FERREIRA, Ediene Pena
dc.date.accessioned2021-03-26T16:48:59Z
dc.date.available2021-03-26T16:48:59Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationBARROSO, Adriane Gomes. O ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilho. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. 2020. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/525. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/525
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNova Gramática do Português Brasileiropt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleO ensino de gramática na perspectiva da nova gramática do português brasileiro de Ataliba Teixeira de Castilhopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, denominada “O ensino de gramática na perspectiva da Nova Gramática do Português Brasileiro do autor Ataliba Teixeira de Castilho”, faz parte do subprojeto Análise das Gramáticas Brasileiras Escritas por Linguistas, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que objetiva fazer uma análise das gramáticas brasileiras escritas por linguistas gramáticos. Como parte desse subprojeto, este trabalho visa analisar que concepção de gramática e de ensino de gramática emerge da obra A Nova Gramática do Português Brasileiro do Ataliba Teixeira de Castilho, além de identificar, na obra de análise, o que é ensinar gramática; pra que ensinar gramática e como ensinar gramática. Para esta pesquisa, fizemos leituras de autores que tratam desta temática, fichamento, resenha, reflexões e análise do objeto de estudo. Como resultado podemos dizer que, para Castilho, gramática é um sistema linguístico constituído de estruturas cristalizadas, dispostas em três subsistemas: fonologia, morfologia e sintaxe. O autor propõe um ensino voltado para a reflexão da língua e de seus fenômenos, desvelando o conhecimento linguístico armazenado na mente do falante, promovendo, por meio da pesquisa, um ensino contextualizado e vinculado à vivência e à realidade dos alunos. A proposta de ensino, defendida por Castilho, visa contribuir para o protagonismo do aluno no ambiente escolar, tornando-o centro do ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorBARROSO, Adriane Gomes
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


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