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dc.contributor.advisor1ROCHA, Solange Helena Ximenes
dc.date.accessioned2021-03-26T16:51:56Z
dc.date.available2021-03-26T16:51:56Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationANDRADE, Ana Hiarley Silva. O Formazon e a Constituição de Espaços Colaborativos na Relação Universidade-Escola. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/527. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/527
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectComunidades colaborativaspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectUniversidade-Escolapt_BR
dc.subjectFormazonpt_BR
dc.titleO Formazon e a Constituição de Espaços Colaborativos na Relação Universidade-Escolapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoQuestões concernentes à consolidação de práticas colaborativas têm se destacado e se tornado um campo promissor e que precisa ser explorado. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar como se constitui o processo de construção da relação universidade – escola a partir da perspectiva colaborativa, visando a refletir acerca das possibilidades e potencialidades destas, tendo como o lócus de constituição/interação para tal narrativa o grupo Formação de Professores na Amazônia Paraense formazon, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Para o desenvolvimento desta, utilizou-se para efeito de metodologia a narrativa e a análise textual discursiva como aporte para tal empreitada por constituir múltiplos olhares sobre o estudo. O referencial teórico adotado para se referir a grupos e/ou comunidades colaborativas utiliza os pressupostos de Fiorentini (2004, 2009, 2013), Crecci (2016), Gama (2007), dentre outros. Com relação à perspectiva narrativa, apoia-se em Clandinin e Connelly (2015) e Bondia-Larrosa (2002). No que tange à Análise Textual discursiva, em Moraes e Galiazzi (2006), utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a gravação e a transcrição dos diálogos produzidas nos oito encontros realizados dentro do grupo Formazon aos sábados na universidade. Os diálogos realizados nos encontros de sábado entre os membros do grupo (quais sejam: professores universitários, professores da educação básica, estudantes de pós-graduação e graduação) tiveram o intuito de aproximar e superar as possíveis dicotomias desses contextos, buscando a construção de uma relação amistosa e de confiabilidade entre os sujeitos que compõem o processo. Concluo que os dados obtidos a partir dos encontros realizados na universidade promoveram o protagonismo dos professores da educação básica, uma vez que esses tiveram suas atividades e ações divulgadas por meio da socialização e produção de relatos escritos de experiências exitosas realizadas no chão da escola, além da construção de relações não hierárquica entre os membros, evidenciando o caráter colaborativo de ações e práticas propostas pelo grupo, o que possibilitou a troca de saberes significativos tanto para universidade como para a escola. Entendo que as reflexões já iniciadas neste estudo suscitaram discussões pertinentes que orientarão novos caminhos de continuidade de relações com vistas à consolidação de práticas sustentáveis e colaborativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorANDRADE, Ana Hiarley Silva
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


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