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dc.contributor.advisor1SOUZA, Maria de Fátima Matos de
dc.date.accessioned2021-10-07T20:19:38Z
dc.date.available2021-10-07T20:19:38Z
dc.date.issued2015-12-17
dc.identifier.citationARAÚJO, Iata Anderson Ferreira de. Ser e estar: a construção da identidade profissional docente na educação básica. Orientadora: Maria de Fátima Matos de Souza. 2016. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em:. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/616
dc.description.abstractThe following research has the objective to analyze the conception of the elementary school teachers who work in "Madre Imaculada" public school in the municipality of Santarém, Pará, about the professional identity in the context of initial and continuing training and their practice in elementary school considering the following question "how do the experiences of action and training mobilize the teacher identity making?". Is is a qualitative research using the narrative approach. The data collection oral histories was used through semi-structured interviews. The narrative of the teachers were treated by Text Analysis Discourse, which enabled provide multiple perspectives about the teaching professional identity. The meaning expressed by survey participants allowed reflections about the AAA, defined by Nóvoa, as: I) Accession; II) Action and; III) Self-consciousness. The results in this study indicated that the professional identity teachers is mobilized through the establishment of principles and values considering the integral human formation; It was revealed the necessity to conduct continuing education courses in the school context with education professionals collectives, in order to encourage the development of interdisciplinary teaching practices in schools; it was analyzed the redefinition of school time, especially in relation to the creation of collective moments of reflection about the pedagogical work, through education projects at school. It can be concluded that the teaching professional identity in elementary school is made in a complex and dynamic movement, the interfacing of personal and professional dimensions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.titleSER E ESTAR: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar a concepção de professores do ensino fundamental da Escola Estadual “Madre Imaculada”, no município de Santarém-Pará sobre a construção da identidade profissional, no contexto da formação inicial e continuada e de sua atuação docente na educação básica, sobretudo, buscando responder em que termos experiências de atuação e de formação mobilizam a construção da identidade docente? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados relatos orais por meio de entrevistas semi-estruturadas. As narrativas dos professores foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva, a qual possibilitou constituir múltiplos olhares sobre a identidade profissional docente. Os sentidos manifestados pelos participantes da pesquisa possibilitaram reflexões acerca dos três AAA definidos por Nóvoa, que apresento a seguir: I) A de Adesão; II) A de Acção e; III) A de Autoconsciência. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que a construção da identidade profissional pelos professores é mobilizada por meio da constituição de princípios e valores à inscrição da formação humana integral; revelaram a necessidade de realização de cursos de formação continuada no contexto escolar com coletivos de profissionais da educação, com vistas a incentivar o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares na escola; bem como, redefinição do tempo e dos espaços escolares, principalmente, em relação à criação de momentos de reflexão coletiva acerca do trabalho pedagógico por meio de projetos de ensino na escola. Conclui-se que a identidade profissional docente na educação básica é construída em um movimento complexo e dinâmico no interfaceamento das dimensões pessoal e profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHistória, Política e Gestão Educacional na Amazôniapt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducaçãopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Iata Anderson Ferreira de
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


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