dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Gilberto César Lopes | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T21:58:43Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T21:58:43Z | |
dc.date.issued | 2021-12-16 | |
dc.identifier.citation | JESUS, Ingrid Coelho de. Educação Física e Educação Escolar Indígena: o caso dos Borari
da Terra Indígena Maró. Orientador: Gilberto César Lopes Rodrigues. 2021. 129f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/733 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/733 | |
dc.description.abstract | This research is linked to the Study and Research Groups "Indigenism, Societies and Education
in the Amazon (ISSEAM) and "History, Society and Education in Brazil" (HISTEDBRUFOPA), of the Federal University of Western Pará (UFOPA). Its general objective is to
understand the development of the curricular component Physical Education organized by the
Borari ethnic group of the T.I Maró, aiming at the apprehension of the experiences developed
by the indigenous people and to produce reflections for the implementation of public policies
related to the school subject in the other indigenous schools in the municipality of SantarémPA. Regarding the methodological dimension, the research is characterized as exploratory and
descriptive, going through documentary, bibliographic and field analysis. The field research
was conducted in 2019 in the school of the Borari ethnic group of the Maró Indigenous Land,
located in the region of the Arapiuns River in the municipality of Santarém-PA. The data were
produced through the use of techniques such as: participant observation and the realization of
semi-structured interviews with the indigenous school actors (pedagogical coordination,
teachers who worked in the curricular component Physical Education and indigenous leaders)
and Content Analysis was used as a method of analysis. It was concluded that the knowledge
that deals with school Physical Education was being organized by the Borari indigenous people
from a systematization in three main categories: Games and Jokes, Traditional Body Practices
and Sports Football, teaching categories systematized in the school of the territory from the
need of school actors to present a differentiated proposal in their school, guided by what the
educational legislation provides for the Indigenous School Education modality: the elaboration
of specific learning, in which the traditional knowledge present in the reality and daily life of
the indigenous people are inserted and treated in the school institution.
Keywords: School Physical | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação Indígena Diferenciada | pt_BR |
dc.subject | Práticas Corporais | pt_BR |
dc.title | Educação Física e Educação Escolar Indígena: o caso dos Borari da Terra Indígena Maró | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4513300118490838 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-6282-8581 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4795758824360303 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa vincula-se ao Grupos de Estudos e Pesquisas “Indigenismo, Sociedades e
Educação na Amazônia” (ISSEAM) e “História, Sociedade e Educação no Brasil”
(HISTEDBR-UFOPA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem como
objetivo geral compreender o desenvolvimento do componente curricular Educação Física
(EF), organizado pela etnia Borari da Terra Indígena (T.I) Maró, visando à apreensão das
experiências desenvolvidas pelos indígenas e produzir reflexões para a implementação de
políticas públicas relacionadas à disciplina escolar nas demais escolas indígenas do município
de Santarém-PA. No que se refere à dimensão metodológica, o estudo se caracteriza como uma
pesquisa qualitativa exploratória, perpassando análises documental, bibliográfica e de campo.
A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2019, na escola da etnia Borari da Terra Indígena
Maró, localizada na região do Rio Arapiuns, no município de Santarém-PA. Os dados foram
produzidos mediante o emprego de técnicas como: observação participante e a realização de
entrevista semiestruturada com os atores escolares indígenas (coordenação pedagógica,
professores que atuavam no componente curricular Educação Física e lideranças indígenas) e a
Análise de Conteúdo foi utilizada enquanto método de análise. Conclui-se que os
conhecimentos dos quais trata a Educação Física escolar estavam sendo organizados pelos
indígenas Borari a partir de uma sistematização em três categorias principais: Jogos e
Brincadeiras, Práticas Corporais Tradicionais e a Modalidade Esportiva Futebol, categorias de
ensino sistematizadas na escola do território a partir da necessidade dos atores escolares em
apresentar uma proposta diferenciada em sua escola, pautada pelo que prevê a legislação
educacional para a Modalidade Educação Escolar Indígena: a elaboração de meios próprios
específicos de aprendizagem, nos quais os conhecimentos tradicionais presentes na realidade e
cotidiano indígena são inseridos e tratados na instituição escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | História, Política e Gestão Educacional na Amazônia. | pt_BR |
dc.creator | JESUS, Ingrid Coelho de | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |