dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Gilberto César Lopes | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T22:12:12Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T22:12:12Z | |
dc.date.issued | 2021-12-10 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, José Kennedy Oliveira de. Reflexões sobre a filosofia no Ensino Médio: o ensino de filosofia na rede escolar privada de Santarém-PA entre 2005 e 2021. Orientador: Gilberto César Lopes Rodrigues. 2021. 68f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/734 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/734 | |
dc.description.abstract | Our objective was to diagnose the teaching of Philosophy in the context of High School,
taking the reality of the private school network in the city of Santarém-PA, from the
perspectives of teachers and managers involved in this process. The research is born from
my experience as a Philosophy teacher in the private education network and the reflections
resulting from this experience. The present work starts from a qualitative approach of
exploration and the theoretical foundation of the research is established from Gallo (2006
and 2012) and Severino (2010). A survey was carried out with the CAPES database and the
repositories of the Federal University of Pará (UFPA) and the Federal University of Western
Pará (UFOPA), through which we could see the need for further research related to the
teaching of Philosophy in Western region of Pará between 2005 and 2021. The empirical
research was carried out from structured and open interviews with Philosophy teachers and
High School pedagogical coordinators who work or have worked in Philosophy teaching in
the context of private education. From the research, we were able to verify that the teaching
of the discipline of Philosophy in the private school network of Santarém is marked by
contradictions and weaknesses, and the discipline is still treated in a secondary and
stigmatized way, affecting the quality of teaching and resulting in a process of devaluation
of the teacher of this discipline. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Escola Privada | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a filosofia no Ensino Médio: o ensino de filosofia na rede escolar privada de Santarém-PA entre 2005 e 2021 | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3918021936734464 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4795758824360303 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nosso objetivo foi diagnosticar o ensino da disciplina de Filosofia no contexto do Ensino
Médio, tendo como recorte a realidade da rede escolar privada do município de SantarémPA, a partir das perspectivas de docentes e gestores envolvidos nesse processo. A pesquisa
nasce a partir da minha experiência enquanto professor de Filosofia na rede privada de ensino
a as reflexões decorrentes dessa vivência. O presente trabalho parte de uma abordagem
qualitativa de exploração e o fundamento teórico da pesquisa institui-se a partir de Gallo
(2006 e 2012) e Severino (2010). Foi realizado levantamento junto ao banco de dados da
CAPES e dos repositórios da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade
Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pelas quais pudemos constatar a necessidade de
fomentos de mais pesquisas relacionadas ao ensino da Filosofia na região Oeste do Pará entre
2005 e 2021. A pesquisa empírica foi realizada a partir de entrevistas estruturadas e abertas
junto a professores de Filosofia e coordenadores pedagógicos de Ensino Médio que atuam
ou atuaram na docência de Filosofia no contexto do ensino privado. A partir da pesquisa,
pudemos constatar que o ensino da disciplina de Filosofia na rede escolar privada de
Santarém é marcado por contradições e fragilidades, sendo a disciplina ainda tratada de forma
secundária e estigmatizada, afetando a qualidade de ensino e acarretando com isso, um
processo de desvalorização do professor desta disciplina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | História, Política e Gestão Educacional na Amazônia | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, José Kennedy Oliveira de | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |