dc.contributor.advisor1 | FONSECA, André Dioney | |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T18:56:18Z | |
dc.date.available | 2023-01-17T18:56:18Z | |
dc.date.issued | 2022-07-11 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ivonely de Brito. O ensino religioso nas escolas públicas municipais da cidade de Santarém, Pará: práticas cotidianas dos agentes sociais do setor de ensino religioso escolar (SERE) (2003-2015) . Orientador: André Dioney Fonseca. 2022. 139f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/735 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/735 | |
dc.description.abstract | The aim of this research is to analyze the religious education in the municipal public schools of
the city of Santarém (PA) between 2003 and 2015, based on the practice of the social agents of
the Educational Sector of Religious Education (SERE). The academic and social relevance of
the object of study of this dissertation is emphasized by the current political framework of
intense discussions and direct attack to the principle of secularism in the country. This kind of
attack, which is historically persistent, has escalated since the election of an extreme right-wing
president in the year of 2018, who does not demonstrate any commitment to the secularism of
our government. The given topic generates solid attempts of religious groups in the recent years
and has engaged several researchers. That is the reason of the interest in understanding this
situation, based on the educational reality of the city of Santarém. According to the
bibliographical and documental investigation, it is possible to establish the historical
construction around the secularism of the religious education and of the SERE. In order to
analyze the oral sources we adopted the theoretical and methodological framework of the oral
History, which epistemological dimension allows the researchers to work with the
reminiscences of ordinary people who are important protagonists of History. The field research
occurred on-site, during the months of November and December of 2021, and it relied on the
participation of five supervisor professors and of the coordinator teacher of the SERE. In this
regard, the research data revealed that the subject of religious education in local public schools
has been linked to the history of the local Catholic Church in the last decades. It is also
noticeable that the principle of secularism was completely disregarded, since a religious
institution took precedence in the pedagogical treatment of the themes related to the religious
education, to the detriment of other forms of religious expression. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Laicidade | pt_BR |
dc.subject | Sere | pt_BR |
dc.title | O ensino religioso nas escolas públicas municipais da cidade de Santarém, Pará: práticas cotidianas dos agentes sociais do setor de ensino religioso escolar (SERE) (2003-2015) | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4206350806558824 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-0802-8254 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5794497383094905 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-0220-5117 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo analisar o ensino religioso na rede pública municipal
de ensino da cidade de Santarém (PA) entre 2003 e 2015, a partir da atuação dos agentes sociais
do Setor de Ensino Religioso Escolar (Sere). A relevância acadêmica e social do objeto de
estudo desta dissertação evidencia-se pelo quadro político atual de discussões intensas e de
ataque frontal ao princípio da laicidade no país. Esse tipo de ataque, que é historicamente
persistente, tem se escancarado desde a eleição de um presidente de extrema direita, no ano
2018, que não demonstra nenhum compromisso com a laicidade de nosso Estado. O tema em
questão é gerador de fortes investidas de grupos religiosos nos últimos anos e tem mobilizado
diversos pesquisadores, daí o porquê do interesse em compreendê-lo a partir da realidade
educacional do município de Santarém. Com base na investigação de caráter bibliográfico e
documental, tornou-se possível estabelecer a construção histórica em torno da laicidade, do
ensino religioso e do Sere. Para análise das fontes orais, foi adotado o arcabouço teóricometodológico da história oral, cuja dimensão epistemológica permite aos pesquisadores
trabalhar com as reminiscências de pessoas comuns que são importantes protagonistas da
história. A pesquisa de campo ocorreu de forma presencial, durante os meses de novembro e
dezembro de 2021, e contou com a participação de cinco professores-orientadores e da
professora-coordenadora do Sere. Nesse sentido, os dados da pesquisa revelam que a questão
do ensino religioso nas escolas públicas locais esteve atrelada à própria história da Igreja
católica local no decurso das últimas décadas. Constatou-se também que o princípio da
laicidade foi completamente desconsiderado, visto que uma instituição religiosa teve
preferência no tratamento pedagógico dos temas relacionados com o ensino religioso, em
detrimento das outras formas de expressões religiosas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | História, Política e Gestão Educacional na Amazônia | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Ivonely de Brito | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |