dc.contributor.advisor1 | COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa | |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T21:23:59Z | |
dc.date.available | 2023-01-30T21:23:59Z | |
dc.date.issued | 2016-12-07 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Francinara Silva. Gestão escolar na perspectiva democrática: estudo a partir dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em escolas públicas da Região Oeste do Pará. Oreintadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2016. 142fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/777 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/777 | |
dc.description.abstract | This dissertation addresses the school management from study developed with the graduates
of the course of specialization in school management/2013/UFOPA Class, which is based on
democratic management perspective, and integrates the National School Program managers of
Public basic education, which is a national policy aimed at continuing training school
managers. Objective to investigate what the themes developed in the projects of intervention
(PI), analyzing the contributions to the implementation of democratic management in public
schools, in the West of Pará. For both, so us methodological assumptions of qualitative
approach, bibliographical study, document analysis and field research. With the data
collection instrument a questionnaire with open and closed questions, available in the Virtual
learning environment (VLE). The research had as a source the projects produced in the room
Environment Experiential Project (PV) in 2013, in addition to the regulatory documents of the
programme, the pedagogical project of the course, and the final report of this. The procedures
of organization and systematization of the data for the analysis took place in the following
steps: survey of graduates ' designs on the platform Moodle course; identification of
intervention Projects and themes; verification of the recurring themes in the projects;
categorization. References in Paro (1997), Vieira (2009), Ferreira (2004), Libâneo (2004),
Ghanem (2004), Lück (2000, 2013), Cury (2011), Romanelli (2012), among others. The
research demonstrates that the speeches, expressed in PI, show that if has a conception of
democratic administration, School Board and PPP (PI theme generator), which is an
instrument that guides the actions at school, and a resource of confronting the problems arise
in your daily life, however, highlight challenges and limits for the completion of the
democratic administration, such as the lack of participation and lack of knowledge of school
community about this form of management. On the other hand, the analyses carried out in this
thesis demonstrate the contribution of intervention projects to reflection around the
democratic administration, although the graduates of course understand the challenges to
establish this form of management in public school. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Política de Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Reforma Educacional. | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar na perspectiva democrática: estudo a partir dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em escolas públicas da Região Oeste do Pará | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3680227989599566 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5915-6742 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda a Gestão Escolar a partir de estudo desenvolvido com os egressos do
Curso de Especialização em Gestão Escolar/Turma 2013/UFOPA, que é alicerçado na
perspectiva democrática da gestão, e integra o Programa Nacional Escola de Gestores da
Educação Básica Pública, que constitui uma política nacional direcionada à formação
continuada dos gestores escolares. Objetivou-se investigar quais as temáticas desenvolvidas
nos Projetos de Intervenção (PI), analisando as contribuições para a implementação da Gestão
Democrática em escolas públicas, na Região Oeste do Pará. Para tanto, utilizamo-nos de
pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, estudo bibliográfico, análise
documental e pesquisa de campo. Tendo como instrumento de coleta de dados questionário
com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA) do curso. A pesquisa teve como fonte os projetos produzidos na Sala Ambiente
Projeto Vivencial (PV) no curso em 2013, além dos documentos reguladores do programa, do
projeto pedagógico do curso, e do relatório final deste. Os procedimentos de organização e
sistematização dos dados para a análise ocorreram nas seguintes etapas: levantamento dos
projetos dos egressos na Plataforma Moodle do curso; identificação dos Projetos de
Intervenção e dos temas; verificação dos temas recorrentes nos Projetos de Intervenção;
categorização. Referencia-se em Paro (1997), Vieira (2009), Ferreira (2004), Libâneo (2004),
Ghanem (2004), Lück (2000, 2013), Cury (2011), Romanelli (2012), entre outros. A pesquisa
demonstra que os discursos, expressos nos PI, evidenciam que se tem uma concepção de
Gestão Democrática, Conselho Escolar e PPP (tema gerador do PI), sendo este um
instrumento que guia as ações na escola, e um recurso de enfrentamento das problemáticas
que surgem em seu cotidiano, no entanto, evidenciam-se limites e desafios para a efetivação
da gestão democrática, como a falta de participação e a falta de conhecimento da comunidade
escolar acerca dessa forma de gestão. Por outro lado, as análises realizadas nesta dissertação
evidenciam a contribuição dos projetos de intervenção para a reflexão em torno da gestão
democrática, ainda que os egressos do curso compreendam os desafios de se estabelecer essa
forma de gestão na escola pública. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Francinara Silva | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |