dc.contributor.advisor1 | MEIRA FILHO, Damião Pedro | |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T20:21:29Z | |
dc.date.available | 2023-02-09T20:21:29Z | |
dc.date.issued | 2020-02-01 | |
dc.identifier.citation | MARINOS, Nicolas Apostolos. A Teoria da relatividade restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Damião Pedro Meira Filho. 2020. 67 fls.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/810 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/810 | |
dc.description.abstract | This paper, “Einstein’s Restricted Relativity Theory In The First Year Of High School:
Using The Playfulness In The Learning Teaching Process”, presents an educational
proposal to explain Einstein’s constrained theory of relativity through a playful activity
(board game, video and comic book) for the first year of high school. This proposal
fulfills what the National Master’s Program in Physics Teaching (MNPEF) aims to be
the main emphasis on content aspects in the area of physics, for its application in the
classroom, which brings as its general objective a proposal of how to work on Albert
Einstein’s theory of constrained relativity using a board game, included in the mechanics
program in the topic of Modern Physics, in the first year of high school, in which it Will
be placed in association with the student’s prior knowledge. To carry out the study, a
vast bibliographic research was done in order to better know the subject and, clearly, to
pass on to the students using various resources such as slide and film. Then a practical
class was played through the board game: two classes were chosen for the execution
of the class, in the first one the traditional methodology was applied and in the second
one was through the board game, to test if through the game aroused a bigger students’
interest in the subject, and the result was noticeable, as students were able to use what
was learned outside of school, as well as what was seen in the classroom with videos
and reading of comic books and the proposed activities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Relatividade Restrita | pt_BR |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.title | A Teoria da relatividade restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2190253613894283 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2267580178817640 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-0421-1094 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho, intitulado “A Teoria da Relatividade Restrita de Einstein no primeiro ano
do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem”, apresenta
uma proposta educacional para explicar a Teoria Restrita da Relatividade de Albert
Einstein através de atividades lúdicas (jogo de tabuleiro, vídeo e história em quadrinho
— HQ) para turmas do 1º ano do ensino médio. Esta proposta vem cumprir aquilo que o
Programa Nacional de Mestrado no Ensino de Física (MNPEF) objetiva, que é a ênfase
principal em aspectos de conteúdos na área de Física para sua aplicação em sala de
aula. Traz como objetivo geral uma proposta de como trabalhar a Teoria da Relatividade
Restrita de Einstein, utilizando para isso um jogo de tabuleiro, incluído no programa
de Mecânica no tópico de Física, no primeiro ano do ensino médio, sendo tratado em
associação com o conhecimento prévio do aluno. Para concretizar o estudo, foi feita
uma vasta pesquisa bibliográfica e foi notório o resultado, pois os alunos puderam
utilizar o que foi aprendido fora da escola, bem como o que foi visto em sala de aula
com vídeos e com a leitura de uma história em quadrinhos e nas atividades propostas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: FÍSICA | pt_BR |
dc.creator | MARINOS, Nicolas Apostolos | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |